Gazeta Esportiva.com
·30 de novembro de 2025
Análise: Palmeiras tropeça na falta de repertório ofensivo e vice é merecido

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de novembro de 2025

Por André Costa
Em uma tarde pouco inspirada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0 neste sábado, em Lima, e amargou o vice da Libertadores. O time tropeçou na falta de repertório ofensivo e em nenhum momento fez por merecer o título.
A estratégia defensiva de Abel Ferreira foi bem executada na maior parte do jogo. Entretanto, o Verdão deixou muito a desejar no ataque. A equipe construiu poucas oportunidades e terminou a partida sem acertar uma finalização sequer no gol de Rossi.
Com dificuldade para chegar ao ataque, o Palmeiras abusou de lançamentos diretos e não teve sucesso. A equipe só conseguiu levar grande perigo ao Flamengo após levar o gol, quando foi para o ‘abafa’ e desperdiçou uma chance incrível com Vitor Roque.

(Foto: Ernesto Benavides/AFP)
Em entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira concordou com a pobreza ofensiva do Palmeiras e diz que faltou “ousadia”. Porém, é preciso dizer que o português também contribuiu para o revés tomando decisões erradas.
As escolhas por Brunos Fuchs e Raphael Veiga não se mostraram corretas. Já as substituições não surtiram efeito algum. Para piorar, o comandante tirou da final o único que estava produzindo boas jogadas no ataque: o jovem Allan.
É quase impossível falar sobre a final da Libertadores sem citar um asterisco: Pulgar merecia ter sido expulso no primeiro tempo. A decisão polêmica da arbitragem, porém, não exime o Palmeiras do desempenho decepcionante. Com isso, o clube deve amargar, pela primeira vez na era Abel, uma temporada sem títulos.
Com a derrota na final, o Palmeiras viu o sonho do tetra ser adiado e foi ultrapassado pelo Flamengo entre os maiores campeões da Libertadores. O Rubro-Negro agora é o único clube brasileiro com quatro taças do torneio continental. Além disso, o Alviverde foi vingado pelo título de 2021, no Uruguai.
O Verdão agora recolhe os cacos e tenta se recolocar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. A equipe de Abel Ferreira ocupa a segunda posição da tabela com 70 pontos, cinco a menos que o líder Flamengo, restando duas rodadas para o fim da competição.









































