Análise: São Paulo na Pré-Libertadores é premiar incompetência de um clube ultrapassado | OneFootball

Análise: São Paulo na Pré-Libertadores é premiar incompetência de um clube ultrapassado | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·08 de dezembro de 2025

Análise: São Paulo na Pré-Libertadores é premiar incompetência de um clube ultrapassado

Imagem do artigo:Análise: São Paulo na Pré-Libertadores é premiar incompetência de um clube ultrapassado

O São Paulo encerrou a temporada de forma melancólica ao ser derrotado pelo Vitória, neste domingo, por 1 a 0, no Barradão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor precisava de um empate para terminar o torneio em oitavo lugar e seguir com chances de se classificar para a Pré-Libertadores. Apesar do resultado negativo, o São Paulo assegurou a colocação que almejava na tabela, mas muito mais por demérito alheio que por mérito próprio.


Vídeos OneFootball


Caso o Red Bull Bragantino tivesse vencido o Internacional, o São Paulo cairia para nono lugar e, assim, não teria qualquer chance de marcar presença na próxima edição da Copa Libertadores. Pelo futebol que apresentou ao longo da maior parte da temporada, a equipe tricolor merecia ficar de fora do principal torneio do continente.

São Paulo na Libertadores, ainda que na fase preliminar, pode premiar a incompetência de um clube ultrapassado, que cometeu erros estratégicos ao longo dos últimos anos e parece não estar disposto a tomar o remédio amargo, porém necessário para voltar a brigar na primeira prateleira do futebol nacional.

O alto número de lesões, as contratações equivocadas, atrasos salariais, entre outros problemas enfrentados em 2025, só escancaram o enorme buraco no qual o São Paulo se encontra atualmente. Um clube que um dia foi referência em gestão, mas que hoje respira por aparelhos.

Para marcar presença na Pré-Libertadores, o São Paulo terá de torcer pelo título de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil. Porém, se a vaga for confirmada, o Tricolor corre sério risco de passar vergonha logo no início da próxima temporada, já que com o futebol que vem sendo apresentado, os comandados de Hernán Crespo dificilmente chegarão à fase de grupos.

Crespo não é o culpado pelo estado do clube e da equipe. Com uma extensa lista de desfalques, restaram poucas opções para o treinador montar sua escalação. Ter dificuldades contra equipes menores, com um orçamento consideravelmente inferior, passou a ser a nova realidade do São Paulo.

Neste domingo, contra o Vitória, o roteiro foi aquele que o torcedor já conhece. Os donos da casa, desesperados para permanecerem na Série A, mandaram no jogo do início ao fim. Raros foram os momentos em que o time do São Paulo mostrou brio dentro das quatro linhas, o que rendeu broncas de Hernán Crespo à beira do campo.

O treinador argentino já aparentou estar bem intencionado e disposto a colaborar com o processo de reconstrução do São Paulo, por quem adquiriu um carinho especial. A postura de Crespo, entretanto, não basta, já que os principais atores políticos do Morumbi não parecem dispostos a abrir mão de seus privilégios em prol do clube.

Saiba mais sobre o veículo