Jogada10
·14 de outubro de 2025
Ancelotti supera Diniz após primeiros seis jogos na Seleção

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·14 de outubro de 2025
Apesar da surpreendente derrota de virada para o Japão, na manhã desta terça-feira (14/10), o técnico Carlo Ancelotti conseguiu superar os números de um de seus antecessores na Seleção Brasileira. Mesmo com o revés, ele alcançou o número de jogos de Fernando Diniz (seis) com mais pontos conquistados do que o atual treinador do Vasco.
Diniz, que ficou entre setembro e novembro de 2023 no cargo, só ficou no banco de reservas em seis oportunidades, angariando sete pontos. Assim, somou 38,8% durante sua curta passagem. O início até foi animador, com goleada sobre a Bolívia (5 a 1), vitória suada contra o Peru (1 a 0) e empate contra a Venezuela (1 a 1). Depois, em sequência duríssima, enfileirou derrotas para Uruguai (2 a 0), Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0), caindo precocemente em janeiro de 2024. Todas as citadas partidas foram da primeira à sexta rodadas das Eliminatórias.
LEIA MAIS: Fabrício Bruno pede desculpas por erros em derrota da Seleção: “Não me define como jogador”
Já Ancelotti até tem duas derrotas desde que chegou ao futebol brasileiro. No entanto, venceu três e empatou um em seus outros compromissos, chegando à marca de Fernando Diniz com mais pontos na bagagem – dez (55,5% de aproveitamento). Vale salientar, é claro, que o nível dos times encarados eram inferiores no Ranking da Fifa. As vitórias foram contra Paraguai (1 a 0), Chile (3 a 0) e Coreia do Sul (5 a 0). Em sua estreia, empatou em 0 a 0 com o Equador, em Quito.
O que também se pode destacar, porém, é que as duas derrotas de Ancelotti foram utilizando times alternativos. Primeiro, contra a Bolívia, a Seleção enfrentaria um time desesperado pela vitória para buscar a classificação à Copa do Mundo na altitude de El Alto (4.150m), pela última rodada das Eliminatórias. Contra o Japão, o italiano voltou a realizar diversos testes, descansando boa parte dos titulares.
Se superou Diniz, Ancelotti não conseguiu ultrapassar os números de seu antecessor direto, Dorival Jr, em seus primeiros seis compromissos – ou seja, três Datas Fifa. O atual comandante do Corinthians venceu dois amistosos (Inglaterra e México) e empatou outros dois (Espanha e Estados Unidos). Na Copa América de 2024, ficou no 0 a 0 com a Costa Rica, mas goleou o Paraguai na sequência (4 a 1). Fez, assim, 12 pontos, com aproveitamento de 66,6%.
Passagem de Dorival Jr na Seleção Brasileira durou 16 jogos – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A turbulência começou de fato com a eliminação nas quartas de final para o Uruguai. Após 0 a 0, a Seleção caiu nos pênaltis (4 a 2), dando adeus de maneira precoce ao torneio, disputado nos Estados Unidos. Sua primeira derrota só viria no décimo jogo: 1 a 0 contra o Paraguai, fora de casa. No entanto, a passagem chegaria ao fim na 16ª partida, após a acachapante goleada sofrida contra a Argentina, por 4 a 1, no Mâs Monumental.
Fernando Diniz (2023): duas vitórias, um empate e três derrotas = 38,8% Dorival Júnior (2024-2025): três vitórias e três empates = 66,6% Carlo Ancelotti (2025 -): três vitórias, um empate e duas derrotas = 55,5%
Fernando Diniz não teve bons números na passagem pela Seleção – Foto: Staff Images / CBF