Futebol Latino
·10 de maio de 2023
In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·10 de maio de 2023
O futebol na América Latina está de luto. O ex-goleiro mexicano Antonio Carabajal, aos 93 anos de idade, faleceu na última terça-feira (9).
Sem dar maiores detalhes sobre qual teria sido a causa da morte, o diretor do International Football Hall of Fame, António Moreno, relatou como foi a sequência de eventos nos últimos dias em vida de ‘Tota’ Carbajal:
“Na semana passada ele passou mal, fizeram um check-up, ele foi levado ao hospital e passou o fim de semana em casa. Infelizmente, na manhã desta terça-feira, o corpo dele não aguentou mais e foi assim que acabou a vida do ‘Tota’.”
Apesar de natural da Cidade do México, local de grandes clubes no país como América, Cruz Azul e onde iniciou sua carreira pelo extinto Real España, a sua trajetória em clubes se tornou marcante com a camisa do León. Foram 16 temporadas pela agremiação de Guanajuato em desempenhos que o credenciaram a fazer história, também, pela seleção do México.
Não à toa, Carbajal foi a primeira figura na história do futebol a conseguir participar de cinco edições de Copa do Mundo. Ele esteve em 11 compromissos em partidas nos Mundiais de 1950, 1954, 1958, 1962 e 1966. Atualmente, outros sete nomes também detêm essa marca, sendo três deles mexicanos e, um deles, também na função de goleiro: Andrés Guardado, Cristiano Ronaldo, Gianluigi Buffon, Guillermo Ochoa, Lionel Messi, Lothar Matthaus e Rafa Márquez.
Fora das quatro linhas, Antonio Carbajal atuou como treinador em três equipes (Unión de Curtidores, León e Morelia) antes de atuar como comentarista em edições da Copa do Mundo e se afastar do esporte no âmbito profissional. Isso porque, no caráter social, ele passou os últimos anos de sua vida dedicado a um projeto voltado a crianças em situação de vulnerabilidade.
Ao vivo