oGol.com.br
·14 de outubro de 2025
'Apagão', 'queda mental' e 'aula para o futuro': reações do Brasil à derrota para o Japão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 de outubro de 2025
A derrota para o Japão causou feridas no Brasil, que coleciona vexames nesse ciclo de Copa do Mundo. Para Carlo Ancelotti e seu capitão, Casemiro, a seleção sofreu uma pane após falha de Fabrício Bruno e acumulou erros que podem custar caro em um Mundial.
Fabrício Bruno acabou por ficar marcado pelos lances capitais da partida. Mas toda a organização tática e confiança da seleção parece ter se perdido por um erro que, apesar de tudo, pode ocorrer mais vezes no futuro. E a preocupação com o aspecto mental ficou como principal lição para Ancelotti.
"Acho que o jogo de hoje, até o erro de Fabrício, estava bem controlado. Depois, eu tenho muito claro o que aconteceu. A equipe caiu mentalmente. Isso foi o maior erro", lamentou.
"Perdemos equilíbrio e boa atitude no campo, perdemos pensamento positivo. Foi uma boa aula para o futuro", lamentou, garantindo que um erro individual não fecha portas para jogadores no futuro.
Capitão da equipe, o veterano Casemiro também viu de campo a equipe se desfazer depois de sofrer o primeiro gol. O volante espera que isso não se repita em momentos decisivos.
"Um apagão na segunda parte em toda equipe. Esse é o mais alto nível. Se você dorme 45 minutos, pode custar uma Copa do Mundo, uma Copa América, uma medalha, um sonho de quatro anos", argumentou.
Ancelotti garantiu que, apesar do placar negativo, vai seguir fazendo testes antes da Copa do Mundo. Para o treinador, o processo é importante e a derrota "não muda a nossa ideia do que temos que fazer".
Ao vivo