Calciopédia
·23 de outubro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·23 de outubro de 2024
Passadas as primeiras duas rodadas da Liga dos Campeões, o Bologna seguia sem vencer e, o pior, sem balançar as redes. Seria diante da sensação da Premier League, o Aston Villa, a primeira vitória do clube italiano após 59 anos de ausência na principal competição europeia? Bem, não mesmo. Os rossoblù viajaram novamente para a Inglaterra, onde perderam para o Liverpool, e voltaram de Birmingham com o mesmo placar: 2 a 0 sofrido frente aos britânicos.
É bem verdade que o Bologna não faz um bom início de temporada: apenas um ponto conquistado na Liga dos Campeões, diante do Shakhtar Donetsk, e uma derrota totalmente esperada para o poderoso Liverpool. No Campeonato Italiano, apenas uma vitória, contra o Monza, uma derrota e três empates. Como o time emiliano jogaria contra o Aston Villa? Mais travado, na chamada retranca? Com Vincenzo Italiano, difícil. O fato é que, sob as ordens do sucessor de Thiago Motta, os rossoblù ainda precisam reencontrar o bom futebol praticado na última temporada.
Do outro lado, a esquadra londrina é um bom time, comandado pelo experiente Unai Emery. Venceu suas duas primeiras partidas da Liga dos Campeões, após 41 anos de ausência, e uma dessas vitórias foi “somente” contra um dos favoritos para conquistar a “orelhuda”, o Bayern de Munique. Além disso, tem uma torcida extremamente apaixonada, que lotou o Villa Park com mais de 40 mil espectadores e elevou um belo mosaico com três leões, principal símbolo do clube. O Aston Villa estava entre os sete primeiros colocados do torneio europeu e vem mostrando totais condições de realizar uma ótima primeira fase até o fim. Na Premier League, a equipe de Birmingham soma três triunfos e dois empates nos últimos cinco jogos.
Havia dúvida se o Bologna mudaria seu time e a forma de jogar, mas Italiano optou por manter a base na terceira rodada da Liga dos Campeões, mesmo com a ausência de jogadores importantes, como os meio-campistas Aesbicher e Ferguson. Na visão da imprensa inglesa, o jogo era mais acessível para o Aston Villa do que os anteriores.
Ao contrário do jogo com o Liverpool, o Bologna foi competitivo no primeiro tempo, mas sucumbiu na etapa complementar (Getty)
Iniciada a primeira etapa do confronto, logo aos 2 minutos, surgiu uma chance para o Bologna: finalização de perna direita do atacante Ndoye, após ótimo lançamento do zagueiro Beukema, em esticada que poderia se repetir como uma jogada interessante e ousada ao longo da partida. Já o Aston Villa insistia bastante pelo lado esquerdo, explorando o lateral Maatsen.
Aos 6 minutos, o goleiro Martínez fez uma grande defesa em um arremate do centroavante Dallinga. Claramente, o Bologna tinha o lado esquerdo para atacar e criar suas principais chances, graças ao desempenho inicial de Ndoye e também pelo fato de Konsa, do Aston Villa, não ser um lateral-direito de ofício. Quando chegava ao ataque, o time italiano conseguia levar perigo ao gol inglês, embora o jogo estivesse aberto para ambas as equipes.
Porém, a partir dos 13 minutos, o domínio passou a ser dos leões. Após uma boa jogada ensaiada em uma falta do Aston Villa, a zaga rossoblù conseguiu afastar o perigo. Com mais iniciativa, volume de jogo e insistência na bola aérea, os mandantes fizeram Skorupski efetuar uma bela defesa após cabeçada de Durán, aos 20 minutos.
O time londrino trabalhava a bola com eficiência, sempre acionando Maatsen pelo lado esquerdo, enquanto o Bologna deixou de exercer pressão sobre a defesa britânica. Entre cortes na hora H e arremates sem tanto perigo, o primeiro tempo terminou empatado. O Aston Villa foi melhor em grande parte do jogo, mas pecou nas finalizações e em muitas decisões, embora sempre com belas jogadas. Já o o time do norte da Itália se defendeu com eficiência e tentou ferir o rival nos contragolpes.
Se antecipando ao compatriota Lucumí, o colombiano Durán deu números finais à partida no Villa Park (Getty)
Antes do início do segundo tempo, ambas as equipes fizeram alterações. Pelo Bologna, saiu Orsolini para a entrada de Odgaard. Já o Aston Villa preferiu trocar Onana por Barkley. Logo de cara, o recém-entrado no time inglês levou perigo em batida de fora da área, enquanto Posch respondeu com um arremate de ótima posição, mas totalmente torto. Aos 55 minutos, saiu o primeiro gol da partida. Freuler cometeu uma falta lateral, que foi cobrada por McGinn dentro da área. A bola foi passando por todo mundo sem desvios e morreu no fundo da rede, enganando Skorupski.
Onze minutos depois, aos 64, após jogada pelo lado esquerdo, o meio-campista Rogers teve bastante espaço para pensar e, diante da hesitação de Posch, cruzou para o colombiano Durán, que se antecipou ao zagueiro Lucumí, seu compatriota, e finalizou no canto esquerdo de Skorupski para fazer 2 a 0. Logo em seguida, aos 66, tivemos mais um arremate perigoso do Aston Villa, outra vez com Rogers, que mandou por cima da baliza.
De maneira geral, o Aston Villa passou a administrar muito bem o jogo e o placar, enquanto o Bologna trocava muitos passes, mas sem grande objetividade, numa tímida tentativa de reação. Foi somente aos 85 minutos que os visitantes levaram perigo, quando Beukema apareceu no primeiro pau após escanteio e carimbou a bola na trave de Dibu Martínez. Skorupski ainda salvou os italianos duas vezes, sendo a última no derradeiro lance da partida, numa ótima defesa com as pernas cara a cara com Ramsey.
Ao término da partida, ficou evidente o grande domínio desempenhado pelo Aston Villa, que possui um sistema de jogo muito sólido e não esteve sob grande risco na maior parte do tempo, embora Martínez tenha tido alguns problemas no primeiro tempo. O grande trabalho de Emery foi presenteado com a liderança dos Villans da Liga dos Campeões em seu novo formato. Sob outra perspectiva, o Bologna segue com sua reformulação em andamento, enfrentando uma temporada difícil, sem que o seu elenco apresente a qualidade de outrora. E sem grandes perspectivas de melhora.
Os dois times voltam a campo pela Liga dos Campeões na segunda semana de novembro. Com a eliminação cada vez mais próxima, apesar de apenas três rodadas terem sido disputadas, o Bologna encara o Monaco, no Renato Dall’Ara, no dia 5. O Aston Villa, por sua vez, joga fora de seus domínios contra o Club Brugge, um dia depois.
Ao vivo