Argentina e Uruguai lutam por 16º título para se isolar na liderança da Copa América | OneFootball

Argentina e Uruguai lutam por 16º título para se isolar na liderança da Copa América | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·17 de junho de 2024

Argentina e Uruguai lutam por 16º título para se isolar na liderança da Copa América

Imagem do artigo:Argentina e Uruguai lutam por 16º título para se isolar na liderança da Copa América

A Argentina, atual campeã mundial e continental, buscará nos Estados Unidos conquistar sua 16ª Copa América e desempatar sua disputa pessoal com o Uruguai para ser a maior vencedora do torneio. No momento, ambos possuem 15 títulos do torneio.

Foi justamente na Copa América passada, disputada no Brasil, em 2021, que a ‘Albiceleste’ e o astro Lionel Messi tiraram das costas o peso de 28 anos sem títulos (a Copa América do Equador de 1993 havia sido a última conquista).


Vídeos OneFootball


Desde o triunfo em pleno Maracanã contra a seleção brasileira em 2021, os argentinos iniciaram uma trajetória de comemoração após comemoração que culminou com o tricampeonato mundial conquistado no Catar em dezembro de 2022. No meio desse caminho, houve a vitória da ‘Finalíssima’ sobre a campeã europeia Itália em Wembley, na Inglaterra, em junho do mesmo ano.

Agora, a Argentina lutará para superar seu arquirrival de mais de um século e vizinho do Rio de la Plata, o Uruguai, com quem divide o recorde de títulos da Copa América.

Os uruguaios, por sua vez, conquistaram seu último título em 2011, justamente na Argentina, onde derrotaram o Paraguai na final com uma seleção na qual se destacava um jovem Luis Suárez, que certamente disputará seu último torneio com a camisa da ‘Celeste’ nos Estados Unidos.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Com nove conquistas, o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos vencedores da mais antiga competição de seleções do mundo, que é realizada desde 1916 e vai comemorar sua 48ª edição nos EUA.

Atrás das três potências sul-americanas, com dois títulos cada, aparecem Peru, Paraguai e Chile, e a tabela dos campeões é completada por Bolívia e Colômbia, com uma Copa América conquistada por cada um, ambos como anfitriões.

Saiba mais sobre o veículo