Gazeta Esportiva.com
·06 de dezembro de 2025
Arrancada final: Botafogo mira o G5 após sequência invicta; confira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·06 de dezembro de 2025

O Botafogo chega à última rodada do Brasileirão 2025 vivendo seu melhor momento na competição. A equipe de Davide Ancelotti está invicta há nove jogos, somando quatro vitórias e cinco empates, com 62,9% de aproveitamento nesse recorte. O bom desempenho recente recolocou o clube na disputa direta por uma vaga na fase de grupos da Libertadores.
O salto alvinegro passa especialmente pela consistência ofensiva: são 17 gols marcados no período — média superior a 1,8 por partida — e um volume alto de construção, com 26 grandes chances criadas e 7,7 finalizações para marcar, um dos melhores índices do campeonato nas últimas rodadas. Defensivamente, o time também sustentou equilíbrio: foram dez gols sofridos, além de quatro jogos sem ser vazado, números que ajudarão a explicar a arrancada na reta final.
O recorte da invencibilidade evidencia a evolução da equipe. A série sólida começou com a vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, fora de casa, na 30ª rodada. Depois disso, o time empatou por 2 a 2 com o Santos no Nilton Santos, segurou um 0 a 0 diante do Mirassol como visitante e goleou o Vasco por 3 a 0 em casa.
Na sequência, empatou sem gols com o Vitória no Barradão, venceu Sport e Grêmio por 3 a 2 no Rio de Janeiro, e arrancou dois empates importantes fora de casa: 2 a 2 com o Corinthians e 2 a 2 com o Cruzeiro.
A equipe também sustentou presença constante no campo adversário, apesar de a posse média ficar na casa dos 49,9%, segundo o Sofascore, sinalizando um modelo mais vertical.
A boa fase permite ao clube sonhar com vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A disputa pela quinta posição — última que garante acesso imediato ao torneio continental no cenário atual — está aberta entre Fluminense, Bahia e Botafogo.
Fluminense (5º) e Bahia (6º) se enfrentam no Maracanã em confronto direto decisivo: o vencedor carimba a vaga. Se houver empate, o Botafogo, atualmente em sétimo, entra na rodada de domingo com chances reais de ultrapassar ambos. Para isso, precisa derrotar o Fortaleza no Nilton Santos.
Existe ainda um componente paralelo na matemática da classificação: caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil, o G5 vira G6, abrindo mais uma vaga direta, cenário que aumentaria as chances alvinegras.
A rodada final acontece no domingo, às 16h (de Brasília), com nove jogos simultâneos, com exceção de Mirassol x Flamengo que acontece neste sábado. O Botafogo recebe o Fortaleza, enquanto seus concorrentes diretos medem forças no Maracanã.









































