MundoBola
·29 de dezembro de 2025
As maiores zebras do futebol em 2025

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·29 de dezembro de 2025

A temporada 2025 também foi marcada por zebras. Ao longo do ano, clubes e seleções contrariaram previsões, superaram favoritos e protagonizaram alguns dos resultados mais inesperados do futebol mundial. De clubes modestos a seleções fora do eixo tradicional, o MundoBola reúne as maiores zebras do futebol no ano.
O novo formato do Mundial de Clubes, disputado nos Estados Unidos, foi uma verdadeira coletânea de zebras. Muitos desses resultados improváveis envolvem os clubes brasileiros, que surpreenderam contra grandes europeus.
A vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain foi um dos resultados mais surpreendentes não só do torneio, mas de todo o futebol em 2025. Apesar de se tratar campeão brasileiro e da Libertadores na ocasião, superar os campeões europeus e melhor time do mundo foi um feito impressionante.
Toda a campanha do Fluminense até a semifinal da Copa do Mundo de Clubes pode ser uma considerada uma zebra, mas vale destaque para o confronto com a Inter de Milão. O Tricolor executou a estratégia com perfeição para vencer o atual vice-campeão da Champions League.
A vitória do Inter Miami sobre o Porto também merece espaço entre as zebras. Apesar da presença de Lionel Messi, o time norte-americano era o azarão diante de um clube tradicional do futebol europeu.
Menos surpreendente do que outros resultados da lista, mas ainda assim relevante no contexto global, a vitória do Flamengo sobre o Chelsea entrou no balanço das zebras do torneio.
No Brasil, era comum a expectativa de um jogo equilibrado, e muitos chegaram a acreditar no triunfo rubro-negro. Fora desse recorte, porém, o Chelsea aparecia como favorito natural. Ao vencer por 3 a 1 de forma dominante, o Flamengo não apenas confirmou a sua força, como também contrariou a leitura comum na Europa.
Entre todas as surpresas do futebol brasileiro em 2025, o Mirassol merece um capítulo a parte. Dono de um dos menores orçamentos da Série A e tratado como candidato natural ao rebaixamento antes da bola rolar, o clube do interior paulista não apenas se manteve na elite como terminou o Brasileirão no G-4.
A campanha foi histórica: estrutura, futebol organizado, regularidade ao longo do campeonato e invencibilidade como mandante. A vaga direta na Libertadores de 2026 colocou o Mirassol entre as grandes zebras de 2025 no futebol nacional.
Na Inglaterra, a zebra ganhou contornos históricos. O Crystal Palace conquistou a FA Cup, primeiro grande título de seus 119 anos de existência, ao vencer o Manchester City por 1 a 0 na final.
Outra zebra "clássica" veio da Itália. O Bologna conquistou a Coppa Itália depois de mais de 50 anos, ao superar o Milan por 1 a 0 na decisão. Sem status de protagonista no futebol italiano atual, o clube encerrou um jejum que durava desde a década de 1970, em uma das campanhas mais improváveis da temporada europeia 2024/2025.
A história do Go Ahead Eagles, campeão da Copa da Holanda em 2025, provavelmente entrará para a lista de maiores zebras da história do país. O título veio nos pênaltis, contra o AZ Alkmaar, e encerrou um jejum que durava desde 1930.
Em um cenário historicamente dominado por Ajax, PSV e Feyenoord, a conquista do Go Ahead Eagles foi uma das maiores surpresas do futebol europeu no ano.
Pouco falada fora da Alemanha, a trajetória do Arminia Bielefeld merece destaque. Clube da segunda divisão, chegou à final da Copa da Alemanha após eliminar quatro times da Bundesliga, incluindo o Bayer Leverkusen.
Mesmo com o vice-campeonato, a campanha entrou para a lista das grandes zebras europeias do ano.
No futebol de seleções, uma das maiores zebras de 2025 aconteceu fora dos torneios oficiais. Em junho, o Senegal venceu a Inglaterra por 3 a 1 em Wembley, em amistoso que surpreendeu a imprensa europeia.
Mais do que um resultado isolado, a vitória reforçou o crescimento da seleção africana e colocou os senegaleses no radar como possível surpresa para a Copa do Mundo de 2026.
Após anos de domínio norte-americano no confronto direto, o México venceu os Estados Unidos por 2 a 1 na final da Gold Cup, em uma virada que contrariou o favoritismo do elenco estadunidense.
O título marcou a retomada do protagonismo mexicano na CONCACAF e foi uma das principais zebras do futebol de seleções em 2025.
Em crescente nos últimos anos, a Seleção Japonesa alcançou um feito importante para a sua história em 2025: vencer o Brasil. Jogando em casa, Tóquio, a equipe asiática conquistou vitória de virada por 3 a 2.
Encerrando 2025, fica claro que, mesmo em um futebol cada vez mais financeiro, o campo ainda reserva espaço para o improvável. Das campanhas históricas no Brasil às conquistas inéditas na Europa e aos choques na Copa do Mundo de Clubes, o ano reforçou o apaixonante do jogo: nem sempre vence quem parece mais forte.









































