Esporte News Mundo
·15 de outubro de 2025
Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam em clássico com momentos distintos no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·15 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Atlético Mineiro e Cruzeiro entram em campo nesta quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV, para mais um capítulo da histórica rivalidade mineira. O clássico, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, coloca frente a frente duas equipes que chegam em situações opostas na competição, com o Galo buscando embalar após uma vitória e a Raposa tentando quebrar uma sequência de jogos sem vencer.
O Atlético-MG chega para o confronto embalado pela vitória por 3 a 1 sobre o Sport, em casa, no último dia 8 de outubro. O resultado positivo deu um novo ânimo à equipe alvinegra, que busca se consolidar na parte de cima da tabela. Antes desse triunfo, o time vinha de uma derrota para o Fluminense por 3 a 0 e um empate com o Juventude, resultados que geraram certa instabilidade. Atualmente o galo ocupa a décima quarta colocação no campeonato
Já o Cruzeiro entra em campo pressionado por não vencer há três partidas. O terceiro colocado do Brasileirão, vem de dois empates seguidos: 1 a 1 com o Sport, em casa, no dia 5 de outubro, e 0 a 0 com o Flamengo, fora de casa, no dia 2 de outubro. Antes disso, foi derrotado pelo Vasco por 2 a 0 em São Januário, no dia 27 de setembro. A sequência sem vitórias liga o alerta no clube e torna o clássico um divisor de águas para as pretensões da equipe no torneio.
Nos últimos cinco clássicos disputados entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, o equilíbrio tem sido a tônica, mas com uma leve vantagem para a Raposa. Em cinco confrontos em 2025, o Cruzeiro venceu duas vezes, o Galo uma, e os outros dois jogos terminaram em empate, incluindo um amistoso em janeiro e um jogo do Brasileirão em maio. Curiosamente, a Raposa eliminou o rival nas quartas de final da Copa do Brasil, vencendo tanto o jogo de ida quanto o de volta pelo placar de 2 a 0. Já a única vitória alvinegra no período foi pelo Campeonato Mineiro, em fevereiro.
Prováveis Escalações
Para o clássico, o Atlético-MG enfrenta uma longa lista de ausências. O departamento médico veta a participação de Lyanco, Alexsander, Cuello, Júnior Santos, Patrick e Caio Maia. Além deles, Victor Hugo e Igor Gomes cumprem suspensão, enquanto Junior Alonso e Alan Franco, que serviram suas seleções, dificilmente estarão à disposição. Ivan Román e Rony permanecem como incertezas.
Diante de tantos problemas, a provável escalação do Galo é: Everson; Natanael, Ruan Tressoldi, Vitão e Guilherme Arana (Caio Paulista); Fausto Vera, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Bernard, Hulk e Reinier (Rony).
Pelo lado do Cruzeiro, a lista de baixas inclui Fagner, Sinisterra e Matheus Henrique, todos entregues ao departamento médico. A presença de Fabrício Bruno, que estava com a seleção brasileira, ainda é uma dúvida.
Assim, a Raposa deve ir a campo com: Cássio; William, Jonathan Jesus (João Marcelo), Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Keny Arroyo (Eduardo) e Kaio Jorge.