Clube Atlético Mineiro
·12 de janeiro de 2026
Atlético x Betim: coletiva de imprensa com Sampaoli

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·12 de janeiro de 2026

PERGUNTA: Na comemoração do gol do Reinier, ele apontou para o Hulk, homenageou o jogador e pediu que ele ficasse. Durante a semana muito se falou sobre a situação do Hulk, se ele fica no Atlético, se ele sai. Queria saber se você já teve uma conversa com ele, e como que fica o planejamento. Com o Hulk e sem o Hulk, o que muda?
SAMPAOLI: “Veja. Atualmente Hulk está treinando conosco, com o grupo que hoje não está planejado que jogue. E está treinando muito forte conosco. Eu não tenho nenhuma conversa com ele. Um tema que desconheço. Um tema muito mais institucional que profissional desportivo. Sinceramente não tive o que conversar com ele. Estamos treinando e nos preparando. Nós não temos conhecimento de nada”.
PERGUNTA: Acabou de sair uma informação, que há muita possibilidade do Natanael, estar indo para o Corinthians, ele é alvo da equipe paulista. Queria saber de você se ele vai ser um grande desfalque para essa temporada, e também que apesar da saída dele, agora chega Ángelo Preciado, que seria uma reposição para a vaga do Saravia, que acabou de sair também do clube. Se vai ser uma posição que o Atlético vai sofrer mais, se acha que tem que contratar mais atletas para esse lugar.
SAMPAOLI: “Natanael não tenho conhecimento que vai sair, não tenho ideia. Mas, normalmente, tem mais movimento no mercado em uma reformulação de um time bastante importante. O importante é o tempo de preparação. Sinceramente não tenho conhecimento do Natanael, mas muitas vezes o mercado te obriga marcar um tempo. Se sair o Natanael, terá que vir outro jogador”.
PERGUNTA: Queria que avaliasse as chegadas até agora dessa janela, se você está satisfeito com elas. E se os jogadores da Base, juntamente com alguns jogadores que não renderam tanto ano passado, como o caso do Reinier, hoje, que fez uma boa partida, se você tá satisfeito com as chegadas, e se pode extrair da Base e de jogadores que não renderam tanto para compor o seu time de 2026.
SAMPAOLI: “Um tema de muito trabalho, complexo, de sócio afetivo. Os jogadores que estão chegando ao Galo, são puramente recomendação minha. Em conjunto com a diretoria desportiva. Não tem nenhum jogador que eu não tenha aceitado, de todos que chegaram até agora. Então é minha responsabilidade. Acho que hoje jogaram muitos meninos de 17 anos, e apesar de amargado pelo empate, a equipe teve valentia, teve audácia, teve intensidade. A ideia é que esses garotos sejam o futuro do clube”.
“Com certeza a torcida, nós, teremos que ter paciência, porque são garotos e porque, bem, com certeza cometerão algum tipo de erro, não estarão todavia formados e necessitam de jogos. Então para o nosso planejamento hoje, é importante que tenhamos jogadores que iniciem o Mineiro, que nos representem até que os que estão se preparando a parte tenham condições. Nós não vamos colocar nenhum jogador que não tenha condição”.
PERGUNTA: Procede a informação de que você barrou uma possível saída do Rony? Você quer que o Rony fique no Galo?
SAMPAOLI: “Eu não barrei ninguém. Eu falei com o Rony, creio que ontem, e falamos normalmente que o mais importante é que se sinta bem no lugar que está. É um jogador que para mim tem muita utilidade. Em muitos aspectos de jogo. Pela direita, pelo centro. Com certeza não tem a capacidade goleadora que o time hoje precisa, mas tem bastante coisa que eu valorizo nele. Deixa tudo no jogo e eu valorizo e gosto, então somente é uma situação mais dele que minha. Se ele quiser sair, aqui não vai ficar nenhum jogador que não esteja feliz”.
“Porque seguramente o melhor é que o clube tenha todo jogador que esteja conosco, tem que estar comprometido e com vontade. É um ano muito desgastante, porque constantemente jogamos torneios paralelos, Brasileiro, Mineiro, será muito complexo o início. Mas teremos que resolver rápido a formação do plantel, e as mudanças que virão, para formar um time que vai se acertado na preparação. Estamos contratando agora jogadores e podemos fechar alguma chegada mais, para que tenhamos toda a equipe completa e poder ter claro quais são os jogadores que vão ficar e os que não vão.
PERGUNTA: Até então, falasse que o Galo está acertado, o Galo já confirmou, ou encaminhando com cinco jogadores: Um lateral direito, um lateral esquerdo, um ponta e dois meio campistas. Você acredita que além da fala do Paulo Bracks, que ele falou que o Atlético ainda procura um primeiro volante e um centroavante. Você acredita que precisa de mais alguma posição, ou chegando um primeiro volante e um centroavante, você estaria de acordo com o mercado do Galo?
SAMPAOLI: “Esse é um tema de reformulação. Hoje estreou o Vitor Fernandes que tem 17 anos, que está em plena formação. Nós pensamos que todos jogarão, através do torneio também, do Mineiro, em qual nós podemos avaliar alguma situação. Mas a posição de meia central (volante) e atacante é uma necessidade hoje. Então a diretoria sabe os nomes, a necessidade que o time tem e com certeza buscaremos a melhor solução”.
PERGUNTA: Eu tenho sentido o Atlético tendo uma certa dificuldade no início de construção da jogada. E nesse jogo, com esse time, com essa composição, eu vi que quando havia algum jogador se aproximando do Reinier, saia alguma coisa na transição e até naquele último passe, imaginando esse time que talvez você vai usar no Campeonato Mineiro, você consegue ver dentro do elenco, jogador que possa fazer essa transição, ou conseguir o último passe no último terço do campo?
SAMPAOLI: “Eu acho que hoje o Reinier fez um bom jogo, mas, necessitamos hoje não somente desse jogador que utilize esse último recurso, que normalmente são os números 10. Que nós estamos trabalhando o tempo todo para que isso aconteça. No ano passado, o Bernard nos deu muito nessa posição, mas com certeza trabalharemos com Reinier, ou buscaremos outro jogador também que tenha esse último passe que hoje faltou. Porque havia muitos espaços nos corredores laterais. Nós podemos preparar, na base, temos muita esperança no Índio e alguns jogadores que são muito jovens, mas que precisam rodar. Claro que o futebol não tem paciência, e que temos que encontrar o tempo certo, para que esse jogada não prejudique esses jovens”.
PERGUNTA: Você acabou de mencionar que o Hulk é uma questão institucional, diz que você não conversou com ele. Mas, uma suposição Sampaolli, me permita. Resolvido institucionalmente, entre Atlético e Hulk, em caso de uma permanência, o quão importante é o Hulk em seu esquema?
SAMPAOLI: “Hulk está treinando muito bem, e nós sabemos muito bem da sua capacidade, teremos que explorar, em conjunto com o jogador, a melhor posição, os melhores movimentos, é um jogador que, com a gente, finalizou, fez gols. Então, se trata exclusivamente depois, de cada partida, de cada momento, entender bem a posição que lhe permita ganhar vantagem sobre os defensores. Se Hulk está trabalhando conosco todos os dias e estamos tentando melhorá-lo é porque pensamos, nós acreditamos, que existem melhorias posicionais. Por aí, buscar outro tipo de melhoria para um jogador tão longevo, não é tão ideal. Estamos buscando melhoras de posição. Então, eu utilizarei todos os jogadores que estão dentro do meu plantel a disposição. Então o Hulk hoje está dentro do meu plantel a disposição. Com o tempo, o rendimento dele, ou de qualquer outro jogador, é uma questão do treinador”.
PERGUNTA: Houve protesto da torcida na porta do CT, hoje uma vaia depois do jogo, numa fase ainda muito inicial da temporada, praticamente sem jogo e o torcedor já coloca um clima hostil de pressão, talvez até por conta do ano passado, essa transição pra esse ano. Como você avalia todo esse momento? Teme que isso possa prejudicar o planejamento. Você tenha que antecipar algum passo, enfim, como você avalia todo esse momento hostil.
SAMPAOLI: “Não entendo, não entendo assim sinceramente. Eu creio que esse é um processo novo que necessita de apoio, de ter a possiblidade que o time… Atlético Mineiro hoje está precisando de uma recomposição de elenco. E nessa transição o torcedor vai ter que ter paciência. Porque se não a tem, seria ridículo pensar que em uma transição haverá 100% de efetividade no que ele queira. Tirar e trazer uma recomposição, tem que conhecer um pouco o plantel, tem que tentar trazer jogador que tenha muita qualidade, porque existem equipes que já estão formadas, que estão reforçando, outros que já estão formados. Então nós temos que aproveitar o pouco tempo que temos para formar um time. Estamos em processo de formar um time. Por isso é importante resolver os jogadores que ficam, e os jogadores que virão, para formar o time. Senão vai depender somente do rendimento individual de algum atleta. Então o treinador tem pouca margem para que o time funcione como ele quer”.
PERGUNTA: Você falou da formação do elenco, e falou há pouco da busca pelo volante, camisa 5 e o centroavante, o 9. A gente sabe que esse ano o calendário é muito diferente, pela Copa do Mundo e a gente tem o Brasileiro daqui a praticamente 15 dias, a janela vai até março, mas você já sinalizou pra diretoria, pros seus superiores, uma expectativa de ter esses jogadores já a disposição pro início do Brasileiro?
SAMPAOLI: “Sim, estou todos os dias falando com o diretor de futebol, inclusive com o dono do clube. Nós temos que tentar que esses jogadores sejam de muito nível e que cheguem o mais rápido possível. Isso também tem um custo alto por posição. Vamos supor que teremos um jogador top, obviamente que um jogador top. Gerson chegou no Cruzeiro por um valor que realmente ele merece, porque é um jogador top. Então essas situações, são as que o clube deve determinar. Até onde vai, o tipo de investimento que vai fazer. Nós temos que saber que tem que chegar jogador que são solução. Para que esse processo de transição não tenha tantos buracos, e nós vamos ter que começar a flutuar. E no futebol brasileiro, quando não flutua, quase tem destinado seu futuro também”.
PERGUNTA: Hoje no jogo contra o Betim, o Atlético teve um domínio maior da partida, da bola, teve mais ações defensivas, porém, o Atlético tentou por muitas e muitas vezes com o Rony pelo lado direito, cruzar a bola pro Cadu, que não é um centroavante de origem. Eu queria entender o porque da entrada do Murillo e não do Cauã Soares que é um centroavante de área. Eu queria entender qual foi sua ideia?
SAMPAOLI: “Eu pensei que os espaços estavam um pouco curtos. A verdade é que Cauã Soares é um atacante, mas um atacante de espaço. Não é um centroavante para poucos espaços. É um atacante que tem muita potência, que necessita de espaços. Poderia ser uma opção, mas a verdade é que não utilizei, porque pensei que Reinier seria um segundo ponta com Rony e pensei que Murillo que ia entrar por fora, que tem bastante qualidade junto com o Índio, e ia gerar jogadas de ataque por fora, porém poderia ser uma opção que não utilizei”.
PERGUNTA: Quarta- feira o Atlético joga no norte do estado, um estádio bem acanhado, teve até alguns problemas com relação a chuvas fortes há duas semanas atrás. Hoje você mesclou, você usou alguns garotos, alguns jogadores do elenco profissional que precisavam de um pouco mais de rodagem. Qual a sua programação para essa partida de quarta-feira?
SAMPAOLI: “O mesmo plantel que está aqui, viajará, e o time que está em preparação com os que chegaram, ficará se preparando aqui. Nós teremos que ser claros no planejamento que temos, porque se quisermos modificar, com certeza vamos perder o planejamento. Observar os garotos da Base, lhes dá partidas, termos um grupo de jogadores que se preparem em alta intensidade para todo o ano, senão vamos alterar muito a preparação. Nós não pensamos em alterar a preparação”.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico









































