ecbahia.com
·20 de fevereiro de 2026
Bahia repete atuações ruins fora de casa nos últimos 4 mata-matas desde 2025

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·20 de fevereiro de 2026

América de Cali, Retrô, Fluminense, O’Higgins. Mesmo sendo equipes de realidades completamente diferentes, os quatro possuem algo em comum que remete à fragilidade do como visitante desde 2025.
Os quatro últimos jogos de mata-mata feitos pelo time principal do Bahia, como visitante, tiveram atuações altamente negativas.
Para começar, o Esquadrão não marcou nenhum gol nessas partidas decisivas longe de casa.
Não bastasse esse número que já é assustador, o desempenho tricolor nas partidas, e a baixa produção ofensiva da equipe, são os principais fatores similares entre esses quatro jogos e que causam enorme preocupação.
Abaixo, compare o cenário de cada partida que foi criticada pela torcida tricolor e até pelo próprio técnico Rogério Ceni – que julgou o jogo no Chile como “desastroso”.
Logo após cair na fase de grupos da Libertadores, o Bahia teve a chance de continuar em competições continentais passando para o Playoff da Sul-americana, mas o nível de atuação foi aquém do que se esperava.
Após o empate sem gols em casa, o Tricolor sofreu 2×0 na Colômbia em uma atuação em que o goleiro adversário foi um completo espectador em campo, sem nenhuma defesa feita. O Bahia finalizou oito vezes e não acertou o alvo nenhuma vez.
O trio de ataque naquele jogo tinha Cauly, Ademir e Pulga.

América de Cali 2×0 Bahia (SofaScore)
Já diante do Retrô, um time que estava virtualmente rebaixado para a Série D naquele momento, o Bahia fez um jogo em que levou dois gols em casa na ida – venceu por 3×2.
Na volta, em Pernambuco, o Tricolor foi a campo com a força máxima disponível naquele dia.
O que difere esse jogo dos demais é a enorme diferença técnica entre os times e o grande número de finalizações feitas.
Porém, o placar final de 0x0 foi completamente negativo em termos de desempenho nos momentos de finalização – o ataque do Bahia neste jogo foi formado por Kayky, Cauly e Lucho.

Retrô 0x0 Bahia (SofaScore)
O pior jogo do Bahia em 2025 foi o vexame no Maracanã. Depois do triunfo por 1×0 em Salvador, o Esquadrão poderia empatar para ficar com a vaga. Mas nem sequer “entrou em campo” no Rio.
O cenário foi vexatório pelo fato de ter ficado com a bola por apenas 37% do tempo e finalizado duas vezes em 90 minutos.
A eliminação ocorreu de forma contundente em meio à série de resultados ruins que o Bahia já vinha tendo no returno do Brasileirão como visitante.

Fluminense 2×0 Bahia (SofaScore)
Em um no ano, o Bahia venceu três importantes jogos como visitante no início de 2026, incluindo as duas primeiras partidas fora de casa na Série A. O desempenho do ano era animador, mas, em campo, o que se viu foi a “continuidade” do jogo contra o América de Cali em 2025.
Nesse jogo, o Esquadrão foi apático no primeiro tempo, sofreu um gol cedo, não conseguiu entrar no jogo e chegou perto de sofrer mais. Segundo Ceni, a derrota por 1×0 é “positiva” para o Bahia pelo que o jogo se mostrou.
O goleiro adversário também não foi exigido. Das nove finalizações (seis delas bloqueadas pela defesa), apenas duas foram no primeiro tempo.

O’Higgins 1×0 Bahia (SofaScore)
O Esquadrão jogou as finais do Nordestão contra o Confiança no meio dessas partidas e, portanto, também se trata de um mata-mata. Contudo, disputado com um time completamente alternativo em Sergipe, quando o Tricolor goleou no jogo de ida e encaminhou o título.
O levantamento proposto pelo ecbahia.com, portanto, leva em consideração as principais competições jogadas pelo Bahia com o que há de melhor disponível no elenco.









































