ecbahia.com
·25 de janeiro de 2026
Bahia vence Vitória no Barradão com gol de joia de 17 anos

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·25 de janeiro de 2026

O Bahia venceu o primeiro clássico Ba-Vi da temporada de 2026. Jogando no Barradão, o Esquadrão de Aço derrotou o Vitória por 1 a 0, na tarde deste domingo (25), com gol marcado pela joia tricolor: o centroavante Dell.
Com o resultado positivo na casa do rival, o Bahia chega aos 15 pontos conquistados em cinco rodadas disputadas no Baianão e já confirma antecipadamente sua classificação para as semifinais da competição estadual.
Agora é Série A! Depois do quinto jogo do Baianão, o Tricolor agora voltará suas atenções para o início da Série A, com a primeira rodada marcada para quarta-feira (28), contra o Corinthians, na Vila Belmiro.

Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Atuando com um time majoritariamente formado por atletas reservas, o Bahia entrou em campo buscando o controle da posse de bola no meio-campo, mas encontrou sérias dificuldades na saída de bola a partir da defesa, esbarrando em uma linha alta de marcação proposta pelo Vitória.
Conseguindo dificultar o começo de jogada do Bahia, o time rubro-negro foi quem começou a partida com mais território ofensivo, atuando no campo tricolor e criando as primeiras chances de gol.
Aos 22 minutos, Ronaldo fez uma grande intervenção para salvar o que seria gol de Erick, de cabeça, após uma jogada feita pelo lado esquerdo do ataque do Vitória aproveitando falha de posicionamento do lado direito defensivo tricolor.
Depois de o Vitória pressionar com cruzamentos, mas com poucas finalizações, o Bahia começou a ganhar território somente depois de 35 minutos de bola rolando, quando Rodrigo Nestor cobrou uma falta com perigo.
Já o melhor lance do Esquadrão no primeiro tempo aconteceu aos 36 minutos. Nestor cruzou da esquerda e Dell finalizou no meio da defesa rubro-negra; a bola explodiu no travessão e ainda tocou na linha. No rebote, Caio Alexandre ainda finalizou de fora da área e levou perigo.
Antes do intervalo, mais um susto! Erick aproveitou nova falha de posicionamento do Bahia, após cruzamento de escanteio, e finalizou sozinho na segunda trave, errando o alvo.

Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Na volta para a etapa complementar, o Esquadrão levou um susto com quatro minutos de bola rolando, quando Kayzer acertou uma cabeçada no travessão após cruzamento de longa distância em uma falta.
Para tentar mudar o panorama ofensivo do jogo, o técnico Rogério Ceni lançou Erick Pulga e Willian José para campo, tirando Ademir e Cauly – mantendo, portanto, Dell no gramado.
E foi justamente o centroavante de 17 anos quem fez o gol que abriu o placar. Após lançamento de Caio Alexandre, o lateral Iago Borduchi avançou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Dell chutar para o fundo das redes.
Com um gol de vantagem, o Bahia passou a atuar de maneira que visava ter o controle da bola e tentar impedir o ímpeto do Vitória, que se lançava ao ataque de toda forma para evitar a derrota em casa.
Na reta final, o técnico Jair Ventura lançou mais um ataque para campo, visando povoar o setor ofensivo, enquanto a dupla de zaga tricolor, Kanu e Gabriel Xavier, continuavam sendo acionados em diversas bolas lançadas para a área.
Mesmo com a pressão rubro-negra pelo gol de empate, o Bahia foi quem chegou mais perto de balançar as redes aos 47 minutos, em jogada feita por Kike e cruzamento para Erick Pulga, que chutou por cima do travessão.
Ao fim da partida, o Esquadrão celebrou seu quinto triunfo consecutivo no ano, passando a voltar suas atenções para o Brasileirão da melhor forma possível.









































