“Baixei os padrões”: Xavi admite erros como técnico do Barcelona e faz autocrítica | OneFootball

“Baixei os padrões”: Xavi admite erros como técnico do Barcelona e faz autocrítica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·13 de novembro de 2025

“Baixei os padrões”: Xavi admite erros como técnico do Barcelona e faz autocrítica

Imagem do artigo:“Baixei os padrões”: Xavi admite erros como técnico do Barcelona e faz autocrítica

Atualmente sem clube, Xavi Hernández falou sobre sua passagem como treinador do Barcelona em uma palestra sobre liderança na Universidade ESIC. O ex-meio campista espanhol fez uma autocrítica ao seu trabalho e reconheceu que errou durante o período pelo clube, que durou três temporadas.

“Comecei minha carreira como treinador no Barça com grandes expectativas, tanto para os jogadores quanto para o clube (…) O clube vinha de uma temporada em que não havia muita exigência, meu erro foi ter mantido o padrão alto por apenas um ano, até conquistarmos a liga e a supercopa”, comentou Xavi.


Vídeos OneFootball


O treinador falou sobre a queda de rendimento da equipe após os títulos do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha e atribui a culpa a si mesmo. “Me perguntei: Caramba, o que aconteceu comigo? Eu baixei os padrões dos jogadores e eles já não tinham a mesma atitude, o mesmo empenho, o mesmo respeito. Os padrões caíram e, na última temporada, não ganhamos nada. Aprendi muito com isso, tive que ser autocrítico.“, admitiu.

Desempenho como técnico do Barcelona

Ídolo do clube como jogador, Xavi comandou a equipe principal do Barcelona após passar dois anos como técnico do Al-Sadd, do Catar. Como treinador dos culés, venceu o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha.

Ele deixou o clube ao final da temporada 23/24 após apresentações ruins da equipe e uma série de embates com o presidente Joan Laporta. Foram 143 jogos no comando do Barça, acumulando 91 vitórias23 empates e 29 derrotas.

🎙️ Xavi: “From now on, I will be just another fan, and I will head with my family up to Montjuïc and to Spotify Camp Nou to support the team.” pic.twitter.com/n39zV1H7jt — FC Barcelona (@FCBarcelona) May 25, 2024

Saiba mais sobre o veículo