Coluna do Fla
·12 de fevereiro de 2026
Bap é direto sobre SAF no Flamengo e faz comparação: “Somos como o Real Madrid”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 de fevereiro de 2026

O modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ganhou força no futebol brasileiro nos últimos anos. Questionado sobre a possibilidade de adotar o modelo no Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, afirmou que o Rubro-Negro nunca se tornará uma SAF.
— É uma excelente pergunta. Não tenho absolutamente nada contra as SAFs. Nada. O que eu penso é o seguinte: qual é o princípio da SAF? Você tem um clube de futebol que não tem condições de assumir suas dívidas, um clube praticamente falido do ponto de vista da gestão, e alguém decide assumir o comando -, disse, antes de finalizar:
— Essa pessoa assume as dívidas e faz novos investimentos. Esse é o princípio. Eu sou absolutamente favorável a isso. Nenhum problema. O Flamengo jamais será uma SAF. O Flamengo é como o Real Madrid (ESP): não precisa se transformar em uma SAF -, concluiu Bap, em entrevista ao ‘Diario AS’.
SAF desde abril de 2022, o Botafogo vive situação financeira delicada. Isso porque, o rival do Flamengo enfrentou um transferban, punição que impossibilita um clube de inscrever novos atletas nas competições, por conta do não pagamento ao Atlanta United (EUA) pela contratação de Thiago Almada.
Assim, John Textor, dono da SAF do Botafogo, conseguiu um aporte financeiro para pagar o transferban e conseguir inscrever os novos reforços do clube. Agora, o time alvinegro terá que pagar o empréstimo.
Entendo que, pelo bem do futebol, a SAF seja, sim, uma solução para outros clubes. O que não pode acontecer é o que estamos vendo com um clube centenário como o Botafogo. Você cria uma SAF, permite que alguém compre o clube, e ele fica pior do que estava. O Botafogo devia, eu acredito, cerca de 100 milhões de euros. Alguém compra o clube, eles são campeões do Brasileirão e da Libertadores em 2024, ganham milhões, não pagam ninguém e ainda aumentam a dívida anterior. Isso precisa de regulação! Se alguém chega com muito dinheiro e usa esse dinheiro apenas para contratar jogadores, sem cumprir nenhuma das suas obrigações, qual é o propósito? Houve uma deturpação do conceito da SAF. O Flamengo é contra esse tipo de situação sem punição. Tem que haver punição esportiva, tem que haver perda de pontos. Você comprou o clube com uma dívida de 80 milhões, assumiu que iria saná-la, aumenta a dívida para 160 milhões, não paga ninguém e não sofre nenhum tipo de punição esportiva ou financeira. Isso está errado”, acrescentou Bap.
Neste momento, sete clubes da Série A do Brasileirão são SAF: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro e Vasco. Assim, esses foram os times que adotaram o formato de empresa para gestão do futebol, buscando reestruturação financeira e investimento externo.
Enquanto isso, o Flamengo segue focado no próximo compromisso da temporada. Neste domingo (15), o time de Filipe Luís enfrenta o Botafogo, às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do Carioca.
Assim, como manda a tradição, o Coluna do Fla irá trazer todos os detalhes sobre o jogo entre Flamengo e Botafogo, por meio do YouTube, do site e das redes sociais. Contudo, Globo (canal aberto), GE TV (YouTube) e Premiere (pay-per-view) irão transmitir a partida do Carioca.









































