Coluna do Fla
·21 de janeiro de 2026
Bap explica ajuste no planejamento do Carioca e nega interferência na escalação do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 de janeiro de 2026

O Flamengo iniciou o Campeonato Carioca com o time sub-20, enquanto o elenco principal realizava a pré-temporada. No entanto, diante do cenário da competição, o clube decidiu ajustar o planejamento e antecipar o retorno de alguns jogadores.
A decisão ocorreu após reunião entre o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, o diretor de futebol José Boto e o técnico Filipe Luís. Em contato com o jornalista Venê Casagrande, o mandatário rubro-negro detalhou os motivos do ajuste no planejamento e, ao mesmo tempo, negou qualquer interferência na escalação da equipe.
“Eu agi no sentido de haver um necessário ajuste por razões institucionais e matemáticas. A não classificação significa mais dois jogos no calendário, sem que haja datas. Qualquer planejamento é sujeito a ajustes, e isso eu exigi mesmo. Isto posto, dizerem que eu interferi em time e em escalação é mentira”, escreveu.
A pré-temporada do elenco principal começou no dia 12 de janeiro. Inicialmente, o planejamento previa que os profissionais retornassem a campo apenas contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, ou, alternativamente, diante do Corinthians, na Supercopa do Brasil.
No entanto, após duas derrotas e um empate com a equipe formada por jogadores do sub-20, o Flamengo alterou o planejamento. O clube passou a avaliar o risco de disputar o quadrangular do rebaixamento do Carioca, cenário que ampliaria o calendário para até seis jogos. Em contrapartida, uma classificação ao mata-mata, com eventual avanço até a final, resultaria em quatro partidas.
O time principal do Flamengo volta a campo às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (21), contra o Vasco, no Maracanã. A Globo (TV aberta), o SporTV (canal fechado), o GeTV (pay-per-view) e o Premiere (pay-per-view) exibem o clássico.







































