Coluna do Fla
·07 de dezembro de 2025
Bap mira maior título da história do Flamengo em 2029 e sonha em transformar o clube no Real Madrid

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·07 de dezembro de 2025

O Flamengo está em Doha, no Catar, para a disputa da Copa Intercontinental. No entanto, o presidente rubro-negro Luiz Eduardo Baptista já sonha com a Copa do Mundo de Clubes, em 2029. O dirigente garantiu que o Mengão vai para o torneio com o foco no título e prepara o Mais Querido para virar o “Real Madrid das Américas”.
— O Flamengo tem que estar no top-15 de clubes no mundo. Eu imagino que a gente tenha alguns anos para a preparação do Mundial de 2029. Temos que estar preparados para ser campeão. Vamos trabalhar nessa direção, para ser top-15 de faturamento no mundo, mesmo estando no Brasil, com faturamento em reais —, disse Bap.
— Temos como insumos jogadores que vêm de fora, que a gente paga em moeda forte. Estamos fazendo investimento muito forte na base, esperamos que dê frutos em 2027, 2028. Vejo com otimismo o ano de 2026, sonhando alto para 2029. Nos aguardem —, acrescentou o dirigente, à FlamengoTV.
Com o domínio recente de Flamengo e Palmeiras no futebol brasileiro nos últimos anos, alguns comentaristas esportivos costumam brincar que o Brasileirão está virando Campeonato Espanhol. Ou seja, só Real Madrid (ESP) e Barcelona (ESP) ficam com o título. Para Bap, o Mengão tem que virar o time da capital espanhola e ser hegemônico no continente.
— Eu vejo que é absolutamente possível (transformar o Flamengo em Real Madrid das Américas). Olha a situação que o Flamengo estava em dezembro de 2012, o que a gente fez em 13 anos. Vamos congelar o tempo, vamos voltar a 12 anos atrás. Se alguém dissesse: ‘olha, o Flamengo é tetracampeão da Libertadores e nove vezes campeão brasileiro, faturou R$ 2 bilhões, vai dar mais de R$ 300 milhões de lucro no ano’. Quanto você apostaria nisso? —, questionou Bap.
— É o que eu sempre brinco e digo: vamos sonhar grande, mirar na lua. Se a gente errar, a gente acaba no meio das estrelas. Então, nós vamos virar o Real Madrid, sim. Pois somos rubro-negros e temos essa bipolaridade maravilhosa. O rubro-negro não tem essa coisa de limite. Vamos trabalhar duríssimo para realizar esses sonhos —, encerrou o cartola.
Enquanto a Copa do Mundo de Clubes de 2029 não chega, o Flamengo mira a Copa Intercontinental de 2025. Assim sendo, a delegação rubro-negra chegou a Catar neste domingo (07) e se prepara para a estreia na competição, que será na quarta-feira (10), diante o Cruz Azul, do México.









































