Esporte News Mundo
·24 de julho de 2025
Bastidores do Flamengo: Runco fora, reforços a caminho e fim de jejum de quase 30 anos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·24 de julho de 2025
— Continua depois da publicidade —
O Flamengo venceu o Red Bull Bragantino de virada na noite da última quarta-feira (23), dando fim a um jejum de quase 30 anos sem vencer em Bragança Paulista. O Rubro-Negro não vencia desde 1996, e curiosamente, na ocasião, o confronto também foi decidido no fim, com gol de Bebeto. No entanto, apesar da virada Carioca por 2 a 1, a semana foi bastante movimentada na gávea, com a demissão de Runco e com reforços chegando na equipe comandada por Filipe Luís.
Após se envolver em uma polêmica com o meia De la Cruz, o chefe do departamento médico do Flamengo, José Luiz Runco, foi demitido. A saída ocorreu após vir à tona uma mensagem enviada por Runco em um grupo de WhatsApp, na qual afirmou que o jogador sofre de uma “lesão crônica e irreparável”.
A mensagem enviada por Runco não pegou bem nos bastidores, fazendo com que dirigentes, comissão técnica e jogadores ficassem irritados com o profissional, que já teria seus métodos questionados internamente.
Após a situação ter sido exposta, o camisa 10 do Flamengo, Arrascaeta, saiu em defesa do meia ao postar uma foto ao lado do companheiro de clube e da seleção uruguaia com a frase: “Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim”.
O camisa 10 voltou a falar sobre o caso após a vitória em Bragança Paulista: “Independentemente de quem for, se for o Nico ou outro jogador, a gente tem que estar juntos. É muito difícil estar focado dentro do campo e treinando quando acontecem coisas assim. Eu já tenho seis anos no Flamengo e sempre acontecem muitas coisas. Temos que continuar focados no campo, tentando fazer o melhor. Extracampo tentamos nos fechar para que isso não interfira, mas têm situações pontuais que são difíceis”
Assim como Arrascaeta, Léo Ortiz também saiu em defesa ao companheiro após a partida: “Lógico que muita coisa acontece dentro do clube. Isso não controlamos e são problemas das pessoas envolvidas nessa polêmica. Dentro do vestiário somos fechados e blindados. O Filipe nos blinda muito para que esses problemas não entrem no campo. Lógico que vamos sempre defender um companheiro nosso como o Nico, que é um cara que batalha para estar dentro de campo e nos ajudar. Ficamos tristes pelas palavras que foram usadas. Vamos dar muita força para que ele possa voltar e nos ajudar porque sabemos da importância dele.”
Em meio a polêmica com o chefe do DM, o Flamengo anunciava em suas redes sociais a chegada de Saúl, meio-campista espanhol de 29 anos, ex-Atlético de Madrid e Sevilla, que assinou contrato por três anos com o Rubro-Negro e vestirá a camisa 8, que ficou vaga após a saída de Gerson para o Zenit.
O meia foi apresentado a estrutura do clube, se impressionou com o CT e cedeu sua primeira entrevista como jogador do clube Carioca: “Quando te chamam em um clube como o Flamengo, você tem que ir.”
Além da chegada do espanhol, o Flamengo agiu também na lateral-direita, com a iminente saída de Wesley para a Roma por 25 milhões de euros (161 milhões de reais) mais 5 milhões de euros (32 milhões de reais) em metas, a equipe agiu rápido e segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, tem engatilhada a contratação de Emerson Royal, brasileiro de 26 anos com passagens por Tottenham, Milan e seleção brasileira.
Royal vê com bons olhos a ida para o Flamengo para se reaproximar da seleção brasileira, os moldes do negócio com o Milan são favoráveis ao clube, empréstimo com opção de compra por 9 milhões de euros (58 milhões de reais) ao fim do período.
Outra negociação fechada pelo Flamengo foi com o colombiano de 27 anos, Jorge Carrascal, o clube pagará ao Dínamo de Moscou o montante de 12 milhões de euros (78 milhões de reais). As equipes estão nos trâmites finais de documentação, e em breve chegará ao fim a novela da contratação , que vem desde o inicío da Copa do Mundo de Clubes, em junho.
O Flamengo ainda mantém esperanças de convencer Taty Castellanos a atuar no futebol brasileiro. A negociação, porém, é considerada difícil. A Lazio faz jogo duro e impôs uma pedida alta para liberar o atacante. No entanto, há a possibilidade de que o clube italiano reavalie sua posição, caso o jogador manifeste o desejo de se transferir para o rubro-negro.
Perseguindo o Cruzeiro pela liderança do Brasileirão, o Flamengo volta a campo no domingo (27), para enfrentar o Atlético Mineiro no Maracanã, a partida tem seu início marcado para às 20h30 (horário de Brasília), e vale pela 17ª rodada da competição.
O confronto dá início uma série de três jogos seguidos entre os clubes, isto por que na próxima semana, as equipes se encontram pelas oitavas de final da Copa do Brasil.