OneFootball
·12 de setembro de 2025
👏🏽 Bayern inaugura estátua da lenda alemã Franz Beckenbauer

In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·12 de setembro de 2025
O Bayern de Munique inaugurou uma estátua de bronze de Franz Beckenbauer, o eterno "Kaiser", nesta sexta-feira (12).
A lenda do futebol alemã na condição de atleta, técnico e dirigente faleceu no dia 7 de janeiro de 2024, aos 78 anos. E teria completado 80 anos na última quinta (11).
A estátua está localiza na esplanada da Allianz Arena, estádio construído durante a gestão de Beckenbauer como presidente do clube.
Está ao lado da de outra lenda: o ex-atacante atacante Gerd Müller, falecido em 15 de agosto de 2021.
Mostra Beckenbauer vestindo a camisa do Bayern do início dos anos 1970 e o número 5 nas costas. É criação da artista Matilde Romagnoli.
"Este monumento é um pedaço do DNA do FC Bayern, fundido em bronze. Representa Beckenbauer e tudo o que ele personificou: estilo, atitude, o Bayern" - disse Herbert Hainer, presidente do clube.
Um dos maiores defensores da história do futebol, ele fez 584 partidas com o Bayern, marcando 75 gols e contribuindo com 75 assistências.
Conquistou três Copas dos Campeões da Europa, quatro Campeonatos Alemães e quatro DFB Pokal.
Também foi campeão nacional com o Hamburgo após ter atuado no New York Cosmos - e ter sido companheiro de Pelé nos EUA.
Considerado um dos pioneiros na posição de líbero, ele ainda marcou época na seleção alemã. Após o vice na Copa de 1966 e o terceiro lugar em 1970, fez a diferença no título de 1974. E também faturou a Eurocopa em 1972.
📸 AFP or licensors
Foi o único defensor a ser eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, ao levar a Bola de Ouro em 1972 e 1976.
Também fez história na condição de treinador. Comandou a Alemanha no título da Copa de 1990 e ainda foi campeão francês com o Marseille e alemão e da Copa com o Bayern.
📸 STAFF
O período de Beckenbauer como presidente do Bayern foi entre 1994 e 2009. Também foi vice da federação alemã e teve papel fundamental para o país vencer a disputa para receber a Copa de 2006.