Zerozero
·28 de outubro de 2025
Boavista de luto: morreu Mário João, histórico capitão dos anos 70

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 de outubro de 2025

O Boavista está de luto. Mário João, o sexto homem com mais jogos oficiais pelo clube e histórico capitão dos anos 70, faleceu aos 81 anos de idade.
Figura marcante no Bessa, o antigo defesa central foi pilar decisivo na conquista das Taças de Portugal de 1975, 1976 e 1979.
De 1969 a 1980, o nome de Mário João vestiu o xadrez de Norte a Sul do país, e em oito jogos das provas da UEFA, em 281 ocasiões. Participou, por exemplo, numa célebre vitória sobre a Lazio (1-0) em 1977, atuando ao lado de Artur, Albertino, Moinhos e Salvador, entre outros.
Nos últimos anos, Mário João colaborou com o clube em várias funções e era sempre visto como exemplo a seguir pelos mais novos.
À família enlutada, e em particular ao filho Miguel Fernandes, ele próprio antigo atleta do Boavista, o zerozero envia as mais sentidas condolências.
COMUNICADO DO BOAVISTA:
«O Boavista Futebol Clube manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Mário João Fernandes, antigo atleta e Capitão da nossa equipa sénior de futebol na década de 70.
Uma figura marcante da história do Boavista, Mário João vestiu com orgulho a camisola preta e branca axadrezada ao longo de mais de uma década, somando centenas de jogos oficiais e participando em algumas das páginas mais triunfantes do nosso Clube.
Com uma entrega exemplar, espírito de liderança e notável sentido de compromisso, destacou-se como um dos melhores defesas centrais do seu tempo e como um verdadeiro símbolo da mística Boavisteira.
O Boavista Futebol Clube, sob a sua influência em campo, conquistou duas Taças de Portugal, marcos decisivos na afirmação nacional do Clube e testemunho do talento e carácter de uma geração inesquecível.
Mário João será sempre recordado pela sua postura digna, pela dedicação ao Boavista Futebol Clube, assim como, pelo legado que deixou como atleta e homem.
A sua memória permanecerá viva nas bancadas do Estádio do Bessa e no coração de todos os Boavisteiros que o viram defender o nosso Clube, com coragem e lealdade.
Neste momento de dor, o Boavista Futebol Clube endereça à família, amigos e antigos companheiros de equipa as mais sentidas condolências.»









































