DOMINIODEBOLA
·31 de outubro de 2025
Boavista desiste da última divisão distrital do Porto após três faltas de comparência

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·31 de outubro de 2025

O Boavista FC desistiu oficialmente de competir na quarta e última divisão distrital da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), depois de falhar os últimos três jogos da Série 5. O organismo confirmou, esta sexta-feira, que o clube apresentou o pedido de desistência, numa altura em que enfrenta graves restrições na inscrição de novos atletas.
A AF Porto revelou, em comunicado, que o Conselho de Disciplina já tinha aberto um processo no passado dia 21 de outubro, uma vez que o clube corria o risco de ser desclassificado devido a sucessivas faltas de comparência.
As “panteras” não compareceram nos jogos frente ao Ventura (1.ª jornada), Panteras Negras FC (3.ª jornada) e Marechal Gomes da Costa (5.ª jornada), acumulando três derrotas administrativas. O encontro da quinta jornada, previsto para 19 de outubro, acabou por ser anulado.
A situação foi agravada pela impossibilidade do Boavista registar novos jogadores, devido a seis impedimentos ativos junto da FIFA, o que impediu o clube de apresentar plantel suficiente para competir.
De acordo com o regulamento disciplinar da AF Porto, a ausência injustificada em dois jogos consecutivos ou três alternados implica a desclassificação automática da prova e uma multa de 600 euros.
“É equiparada à falta de comparência a situação em que um clube, às 12h00 do último dia útil anterior a um jogo, não tiver inscritos jogadores suficientes para se apresentar em campo”, refere o artigo 58.º do documento.
O Boavista FC, histórico do futebol português, enfrenta assim mais um episódio delicado fora do plano desportivo principal, numa altura em que o clube e a SAD vivem sob forte pressão financeira e administrativa.









































