Botafogo arranca empate do Cruzeiro no fim, mas se complica pela vaga direta na Libertadores | OneFootball

Botafogo arranca empate do Cruzeiro no fim, mas se complica pela vaga direta na Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·04 de dezembro de 2025

Botafogo arranca empate do Cruzeiro no fim, mas se complica pela vaga direta na Libertadores

Imagem do artigo:Botafogo arranca empate do Cruzeiro no fim, mas se complica pela vaga direta na Libertadores

Foi no fim, com emoção, mas o Botafogo arrancou o empate em Minas Gerais. O Glorioso foi até o Mineirão para enfrentar o Cruzeiro e saía como derrotado até o fim, quando Alex Telles converteu a cobrança do pênalti e manteve o clube carioca vivo na briga pela vaga direta na Libertadores, apesar da dificuldade. 2 a 2.

A Raposa segue na terceira colocação, agora com 70 pontos, a um do Palmeiras, vice-líder. O Botafogo, por sua vez, fica na sétima posição com 59 pontos, e precisa de uma combinação de resultados caso queira a vaga direta na Libertadores em 2026.


Vídeos OneFootball


Raposa larga em vantagem em casa

Mesmo fora de casa e com o Cruzeiro melhor, foi o Glorioso que assustou primeiro no confronto. Aos cinco minutos, Artur aproveitou recuperação defensiva e desceu pela direita. O ponta lançou Barrera, que tropeçou em Fabrício Bruno e não finalizou. Arthur Cabral pegou a sobra e bateu firme, com o gol aberto, mas mandou por cima.

Em sua primeira chance de perigo, a Raposa, por outro lado, não perdoou. Passados nove minutos, Kaiki Bruno foi acionado na esquerda depois de boa triangulação e cruzou rasteiro na área. Kaio Jorge não conseguiu o domínio, mas ajeitou "sem querer" para Sinisterra, que tocou de cavadinha para o outro lado, já na pequena área, e viu Christian completar de cabeça.

O Cabuloso continuou superior dentro das quatro linhas, mas sem mais tantas chances de gol. Foi só com 32 minutos que os mineiros voltaram a assustar: Matheus Pereira cobrou falta na área, Villalba desviou por cima, Artur cortou mal e Kaiki Bruno aproveitou a sobra para emendar bonito, sobre o gol adversário.

Foi chegando perto do fim da primeira etapa que os cariocas enfim saíram para o jogo e frequentaram o ataque com oportunidades. Aos 35, Cuiabano ganhou a disputa de Christian pela esquerda, avançou com espaço e chutou forte, mas parou em Cássio. Com 44, Marçal encontrou Artur na área em exímio lançamento e o atacante exigiu outra boa defesa do goleiro.

Cabuloso amplia, mas passa aperto

Os donos de casa voltaram pressionados pelo Botafogo, mas souberam aproveitar os contra-ataques. Aos cinco minutos, Kaio Jorge foi lançado em velocidade pela ponta esquerda contra dois e bateu cruzado. Raul caiu para espalmar, mas mandou a bola nos pés de Matheus Pereira, que não teve trabalho algum para empurrar às redes.

Mas o clube de General Severiano foi ao ataque e rapidamente voltou para o jogo. Depois de cobrança de escanteio aos 12 minutos, Montoro apertou Matheus Pereira, recuperou a bola e deixou com David Ricardo na ponta. O zagueiro cruzou na área, contou com desvio da defesa e viu o companheiro de posição Marçal descontar de cabeça.

A equipe alvinegra continuou buscando o segundo gol, para empatar o jogo, mas Cássio foi um empecilho. Aos 29 minutos, Vitinho passou por dois marcadores na direita e serviu Arthur Cabral na área, que dominou girando sobre o marcador, ajeitou para a canhota e bateu colocado no canto, mas o goleiro saltou para espalmar para escanteio. Barrera cobrou o tiro de canto na área e Marçal testou por cima.

Foi só nos acréscimos do confronto que o clube carioca definitivamente buscou sua reação. Aos 46, Marçal deu belo drible em Eduardo e, ao invadir a área, foi derrubado por Kaiki Bruno. Daronco precisou do VAR para dar o pênalti ao Botafogo. Alex Telles, então, pegou a bola para a cobrança e não decepcionopu, para dar números finais ao confronto. 2 a 2.

Antes do fim do confronto, já no último minuto dos acréscimos, David Ricardo foi expulso após disputa firme com Matheus Henrique. O Cruzeiro, porém, não teve muito tempo para ir ao ataque, e o placar seguiu igualado.

Saiba mais sobre o veículo