Território MLS
·06 de fevereiro de 2025
Botafogo desiste de estrela do New York City, da MLS

In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·06 de fevereiro de 2025
Clube brasileiro faz proposta por Santi Rodriguez, mas recuou devido a alta pedida da equipe norte-americana
O sonho acabou: Santiago Rodriguez não irá jogar no Botafogo em 2025. A informação é do jornal “Fogão Net”, um dos principais veículos de comunicação que atua na cobertura diária do Glorioso.
O meia uruguaio foi a solução encontrada por John Textor, principal acionista do Botafogo, para substituir Thiago Almada, negociado com o Lyon, e para Bitello, 1ª opção do clube brasileiro mas que não conseguiu liberação junto ao Dínamo Moscou, da Rússia.
Ao que informal o jornal, o New York City pediu ao menos US$15 milhões para negociar o jogador de 25 anos, valor considerado alto pela cúpula botafoguense, e neste momento, as conversas estão congeladas.
Como soube o Território MLS em apuração, já existia um acerto verbal entre jogador e Botafogo, restando apenas convencer os norte-americanos a liberar o uruguaio, algo que até o momento não foi alcançado. O meia vê com bons olhos a transferência ao futebol brasileiro para ficar mais próximo da família e do radar de Marcelo Bielsa, técnico da Seleção do Uruguai.
Santiago Rodriguez é alvo constante do futebol brasileiro, mas por enquanto segue sendo um “amor a distância”. O meia já demonstrou interesse em voltar a América do Sul, e entre os últimos pretendentes, antes do Botafogo, estavam Corinthians, Cruzeiro e Bahia.
Santi foi revelado pelo Nacional, do seu país natal, e depois se transferiu para o Montevideo City Torque, clube parceiro do conglomerado do City Group, que tem como principal equipe, o Manchester City, da Inglaterra.
Porém, entre duas passagens, o meia disputou apenas nove jogos pelo Torque, até seguir rumo ao New York City FC, equipe que também faz parte do grupo e que disputa a Major League Soccer (MLS).
Ao todo, Santi disputou quatro temporadas nos Estados Unidos, com 144 jogos, 34 gols marcados e 28 assistências, além de dois títulos conquistados, a MLS Cup em 2021 e a Campeones Cup no ano seguinte.
Sua melhor temporada na MLS foi em 2024, quando marcou 16 gols (vice-artilheiro do time) e deu seis assistências em 40 partidas, levando a equipe as semifinais da Conferência Leste da liga norte-americana.