Gazeta Esportiva.com
·04 de dezembro de 2025
Boto traça planos do Flamengo para 2026 e diz que renovação de Filipe Luís pode sair “a qualquer momento”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·04 de dezembro de 2025

A temporada ainda não acabou, mas a renovação do técnico Filipe Luís vem sendo pauta no Flamengo há mais de um mês. Com contrato até dezembro deste ano, o jovem treinador levou a equipe a mais um título na última quarta-feira e tem se destacado com as conquistas recentes pelo clube carioca.
Em coletiva após o título do Brasileirão, Filipe Luís reforçou o desejo de permanecer no Flamengo para a próxima temporada. De acordo com o diretor de futebol do clube, José Boto, isso está próximo de se concretizar e pode acontecer “a qualquer momento”.
“Eu e o Filipe entramos às 8h da manhã no Ninho do Urubu e saímos às 20h da noite. Isso, durante o ano, dá muitas horas de conversa, muito trabalho, muitas horas de trabalho e conversa. Ele é um treinador super preparado, preparado para voos na Europa, mas penso que mais um ano aqui vai lhe fazer bem, e ao Flamengo também. [A renovação] pode sair a qualquer momento“, declarou o dirigente em entrevista ao SporTV.
Filipe Luís assumiu o comando do Flamengo em outubro de 2024 e já soma cinco títulos, sendo uma Libertadores, uma Copa do Brasil, um Brasileirão, uma Supercopa do Brasil e um Carioca. Em números, são 85 jogos, com 55 vitórias, 20 vitórias e somente 10 derrotas – o que totaliza 72,5% de aproveitamento.

(Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
Com a temporada chegando ao fim, Boto também revelou que o planejamento do clube para 2026 já está no papel. Resta, agora, definir quais serão os primeiros passos para colocá-lo em prática. A diretoria rubro-negra precisará correr, uma vez que o Brasileirão se inicia já em janeiro.
“Peço para a torcida confiar um pouco em nós, no trabalho que nós fazemos. Sabemos o que queremos, como fizemos no mercado do meio do ano. Mas não vamos nos precipitar ao fazer as coisas só para manter a torcida contente. Vamos fazê-las no timing que achamos certo e pagando aquilo que queremos pagar, e não pagando mais só para satisfazer a torcida. Confiem um pouco em nós”, afirmou Boto.
O Flamengo correu alguns riscos com o planejamento para 2025. O Rubro-Negro, por exemplo, ficou apenas com três zagueiros no plantel: Léo Pereira, Danilo e Léo Ortiz. Este último terminou o ano lesionado. Em um momento crucial da temporada, devido aos desfalques, Filipe Luís precisou recorrer a jovens da base, como João Victor.
Boto, neste sentido, reconheceu que o Flamengo pode ir ao mercado em busca de um zagueiro, mas não descartou contratações para outras posições.
“Pode ser, mais um zagueiro. Mas há outras posições que queremos ter outros tipos de funções. O mercado é muito volátil. A pior coisa que há para quem tem que construir um elenco é o assédio de fora. De repente, perdemos um jogador porque alguém pagou a cláusula. Temos que estar preparados para isso. Por isso, temos uma ideia, mas não temos uma ideia do que pode sair”, avaliou.
Fato é que o elenco não deve passar por grandes transformações. A expectativa é que o Flamengo mantenha a base da equipe que terminou o ano como campeã do Brasileirão e da Libertadores.
“Não, não, em princípio não [se haverá grandes mudanças no elenco]. Um time que se comporta como esse, que ganha o que ganha e que mostra uma saúde muito grande, não precisa de muitas revoluções. São pequenos ajustes”, finalizou o dirigente em entrevista à geTV.









































