Coluna do Fla
·04 de janeiro de 2026
Brasileirão deve mudar de nome em 2027

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·04 de janeiro de 2026

Voltou a ser assunto nas redes sociais a possibilidade de mudança do nome do Brasileirão. A revelação foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em novembro, mas domina a internet neste início de ano. Assim como acontece em outros países, a ideia é que cada divisão tenha uma marca própria.
— Transcende as áreas de marketing e comercial. É um processo de planejamento da CBF, um projeto antigo. Essa ideia se faz necessária para que a gente possa criar uma identidade visual das competições, para que a gente faça uma conexão do futebol como um todo e trazendo uma identificação de cada competição. Isso faz com que as competições passem a ser um produto e tenham valor diferenciado —, disse o diretor de marketing da CBF, Cláudio Gomes.
— É muito ruim quando você zoa o seu colega quando o seu time cai para a Série B, Série C, Série D. Isso vai acabar. Ele não vai cair, vai mudar de liga. Essa é a ideia. Além da identidade visual, cada competição vai ser a tua identificação também. É menos traumático do que ter uma unificação de séries. Hoje, a logomarca é a mesma, só muda a divisão —, acrescentou Gomes, ao ‘Cast FC’.
A CBF ainda não definiu quais serão os nomes das quatro divisões, mas uma delas receberá a denominação de ‘Liga Raiz do Brasil’. Na internet, algumas páginas já estão sugerindo marcas, como ‘Superliga do Brasil’, ‘Liga Brasil’ e ‘Liga Nacional’, porém, as três são meramente especulativas.
A ideia é que os novos nomes já sejam implantados a partir de 2027. Na atual temporada, a CBF usará para debater mais profundamente o tema e fazer as respectivas divisões, além das definições dos nomes de cada uma. Na Europa, por exemplo, a primeira divisão da Inglaterra é a Premier League, e a segunda se chama Championship.









































