Jogada10
·12 de outubro de 2025
Cabo Verde x Essuatíni: Onde assistir, escalações e arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 de outubro de 2025
Cabo Verde está muito próximo de fazer história nesta segunda-feira (13/10), às 13h (de Brasília). No Estádio Nacional, na cidade da Praia, a seleção recebe Essuatíni pela última rodada do Grupo D das Eliminatórias. Líder com 20 pontos, os cabo-verdianos garantem vaga na próxima Copa do Mundo em caso de vitória — resultado que parece muito provável, já que enfrentarão o lanterna da chave, que soma apenas três pontos.
No primeiro turno, Cabo Verde venceu fora de casa por 2 a 0. Um novo triunfo elimina qualquer chance de ser ultrapassado pelo vice-líder Camarões, que tem 18 pontos e enfrenta a eliminada Angola (11 pontos) em casa. A vitória é essencial, já que nada indica que os camaroneses tropeçarão como mandantes diante do últimocolocadoe sem vitória na competição. Assim, se as seleções terminarem empatadas em pontos, Camarões ficaria com a vaga pelo saldo de gols (12 a 5).
Portanto, para os cabo-verdianos, é vencer ou vencer. Além do favoritismo, a equipe contará com o apoio em massa da torcida no Estádio Nacional, na capital Cidade da Praia.
O canal oficial da Fifa (www.fifa.com) transmite a partir das 13h (de Brasília).
Telmo (18) é jogador do Vitória de Guimarães e um dos destaques de Cabo Verde. Foto: Divulgação / CAF
Essuatíni (Eswatini) é o novo nome da antiga Suazilândia. A mudança ocorreu em 19 de abril de 2018, quando o rei Mswati III decidiu adotar uma denominação na língua local em vez do nome inglês. O país, assim como a Inglaterra, é uma monarquia parlamentarista. Essuatíni significa “terra do povo suázi“. A nação foi colônia britânica entre 1903 e 1968.
A previsão é de que o Estádio Nacional, com capacidade máxima para 15 mil pessoas, esteja completamente lotado — mesmo com diversas reclamações da torcida. Muitos fãs afirmam que a maior parte dos ingressos está nas mãos de cambistas, que estão cobrando preços abusivos.
O ingresso mais barato, que custa o equivalente a R$ 35, está sendo vendido por até R$ 170 no mercado paralelo. Ainda assim, por se tratar do jogo mais importante da história do país, tudo indica que a lotação será esgotada.
O técnico Pedro Bubista deve repetir a escalação que conseguiu um empate heroico na rodada passada — quando a equipe perdia por 3 a 1 nos minutos finais e buscou o 3 a 3 em apenas seis minutos.
Ele aposta novamente no esquema 4-2-3-1, com o atacante Livramento sendo municiado por Jamiro, Telmo e Tavares.
Na lanterna do grupo e praticamente sem chances, Essuatíni chega embalado por um bom resultado na última rodada: empatou por 2 a 2 com Angola em casa, sofrendo o gol de empate no fim.
Como a equipe superou as expectativas, é provável que o técnico Sifiso Ntibane abandone a ideia de dar minutos aos reservas e mantenha a escalação da última partida, na tentativa de conquistar sua primeira vitória na competição.
Fique de olho em Justice Figuareido, autor dos dois gols contra Angola. Afinal, ele tem qualidade e é um dos poucos jogadores da seleção que atuam fora do país — joga pelo Richards Bay, time da primeira divisão do Campeonato Sul-Africano.
10ª rodada do Grupo D das Eliminatórias africanas Data e horário: 11/10/2025, às 13h (de Brasília) Local: Estádio Nacional, Praia (CVE) CABO VERDE: Vozinha; Moreira, Pico, Diney e João Paulo; Pina e Yannick Semedo; Jamit, Telmo e Tavares; Técnico: Pedro Bubista. ESSUATINI: Makhanya; Mkonta, Shonjwe, Gamadze e Mabilisa; Mkhonto, Masangne, Ndzabandzaba, Magagula e Mhonto; Figuareido.Técnico: Sifiso Ntibane Árbitro: Charles Benle Bulu (GAN) Auxiliares: Paul Kodzo Atimaka e Tijani Mohammed (GAN)