Blog do São Paulo
·22 de novembro de 2025
Capitão do São Paulo mais uma vez faz lamúrias e fala de 2025 terrível

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·22 de novembro de 2025

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Capitão do São Paulo mais uma vez faz lamúrias e fala de 2025 terrível
O goleiro Rafael, do São Paulo, lamentou os erros que culminaram na derrota por 3 a 1 para o Corinthians no último clássico pelo Brasileirão. Ele ressaltou que o time tem enfrentado um ano difícil, com muitas baixas e desfalques importantes que impactaram o desempenho da equipe. Para Rafael, apesar da tristeza pelo resultado, o foco já está nos próximos quatro jogos que ele considera verdadeiras finais na luta por uma vaga na Libertadores de 2026. Ele pediu que o time encare cada partida como uma decisão, buscando a vitória a todo custo para alcançar o objetivo da classificação.
Rafael comentou ainda que, nos últimos jogos, o São Paulo teve atuações que não mereciam derrota, talvez só empates, mas pequenos erros, como pênaltis cometidos e falhas de atenção, custaram caro. Ele acredita que a equipe tem se dedicado e se entregue, mas nesses momentos decisivos é fundamental minimizar os erros para sair com melhores resultados. Essa fala reforça o clima de pressão que o elenco vive, assim como a necessidade de um foco redobrado para reverter a situação.
Sobre os 12 desfalques para o clássico, Rafael destacou que a ausência dos principais jogadores ao longo do ano tem dificultado manter o time competitivo e consistente, mas que a responsabilidade é coletiva e o momento pede menos conversas e mais trabalho. Ele reconhece que o São Paulo sente muito essas ausências, mas lembra que isso faz parte dos desafios enfrentados por todos os clubes no futebol profissional.
Por fim, o goleiro ressaltou a importância do próximo compromisso contra o Juventude, afirmando que será uma partida fundamental para tentar reverter o mau momento e se aproximar do sonho da Libertadores. Rafael convoca o grupo a se concentrar e empenhar-se para que as próximas rodadas sejam encaradas com determinação, pois o tempo e as oportunidades estão diminuindo, tornando cada jogo uma verdadeira final para o São Paulo.
“Temos quatro jogos agora para disputar. Temos que levar cada jogo como uma final. Temos que voltar a vencer, buscar isso a todo momento. Saímos muito tristes, mas agora é pensar no domingo, jogo importante, pensar em ganhar nossos jogos, fazer um grande trabalho e depois ver se vamos nos classificar para a Libertadores ou não. Temos que pensar jogo a jogo. Temos uma final domingo contra o Juventude e vamos tentar fazer um grande jogo”
“Acho que está sendo um ano difícil para nós, queríamos entregar outros resultados, buscar outros objetivos no ano. Claro que toda essa ausência de grandes jogadores ao longo do ano nos atrapalhou, mas é um todo. Ganha todo mundo, perde todo mundo, agora é momento de falar menos e trabalhar mais. Tivemos o ano inteiro com muitas baixas, peças que não puderam estar conosco, e isso faz diferença, faz falta em todos os clubes”
“Sempre analiso o jogo como contexto geral. Claro que o time tem que responder pelas vitórias, derrotas ou empates. Nos últimos dois jogos tivemos atuações que não mereciamos ter perdido. Talvez o justo seria o empate nesses dois jogos. Temos nos entregado, nos dedicado, mas os pequenos erros têm custado os resultados, um pênalti ou uma jogada de desatenção. Nesses momentos que precisamos nos dedicar mais, temos que minimizar todos os erros possíveis, mas, para mim, hoje o resultado justo seria o empate. Nos dedicamos, corremos, em certos momentos do jogo vi o São Paulo melhor, buscando a vitória. Então, talvez nesses momentos difíceis devemos minimizar ainda mais os erros para que a gente possa sair com o resultado melhor”.
Ao vivo


Ao vivo







































