Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol | OneFootball

Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·07 de dezembro de 2025

Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol

Imagem do artigo:Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol

Com o Flamengo campeão antecipadamente, um dos principais jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro será entre Santos e Cruzeiro, domingo (7), na Vila Belmiro. Assim, o destino pode escrever um dos roteiros mais cruéis do futebol brasileiro:  Santos e Neymar rebaixados para a Série B em casa. E com agravant os algozes podem ser dois jogadores  que se formaram no próprio clube santista. Ironicamente, eles tiveram em Neymar uma forte referência quando jovens: Gabigol e Kaio Jorge.

Levantamento do Bolavip Brasil descobriu que, desde 2011, a categoria de base do Santos foi responsável por formar os maiores goleadores do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, nada menos que 293 gols foram de jogadores criados na Vila Belmiro. Em outras palavras: se o pior para o Peixe acontecer, incluindo gols de Kaio Jorge ou Gabigol, será um caso clássico de um clube vítima de seu próprio sucesso.


Vídeos OneFootball


Maiores goleadores da Série A são crias do Santos

Com a ajuda da plataforma Opta, o Bolavip Brasil descobriu que os 50 maiores goleadores do Campeonato Brasileiro desde 2011 fizeram 2.093 gols até a penúltima rodada do Brasileirão deste ano. Desse total, 293 foram marcados por jogadores que se formaram na base do Santos: Gabigol, André, Yuri Alberto e Alan Patrick. Nenhuma base colaborou com tantos gols. A formação do Fluminense aparece logo atrás, com 273 gols.

Imagem do artigo:Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol

Gabigol é um dos principais artilheiros do futebol brasileiro nos últimos anos – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Base do Santos assume liderança de ranking histórico de artilheiros do Brasileirão

A última rodada deve consagrar Kaio Jorge como o mais novo artilheiro do Campeonato Brasileiro. Afinal, o atacante do Cruzeiro soma 21 gols, três a mais que Arrascaeta, que não atuará na última rodada pelo Flamengo. Atrás dos dois está Vitor Roque, com 16 gols, cinco a menos que Kaio Jorge.

Confirmada a artilharia de Kaio Jorge, as categorias de base do Santos se tornarão a responsável por formar mais artilheiros diferentes do Campeonato Brasileiro, com cinco. Antes dele, vieram Pelé, Coutinho, Gabigol e Yuri Alberto.

Com quatro artilheiros diferentes, estão as categorias de base do Flamengo e do Vasco. As de São Paulo, Guarani e Corinthians somam duas ao longo da história.

Imagem do artigo:Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol

Neymar é a principal esperança do Santos na luta contra o rebaixamento – Foto: Léo Piva/ Santos

Cálculos para evitar o segundo rebaixamento do Peixe

Para não cair de divisão pelas mãos dos filhos pródigos Kaio Jorge e Gabigol, o Santos precisa de uma vitória ou um empate contra o Cruzeiro domingo.

Em caso de derrota, o time da Vila Belmiro precisará torcer por uma combinação de resultados envolvendo Internacional, Vitória, Fortaleza e Ceará para escapar da segunda queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo