AVANTE MEU TRICOLOR
·11 de novembro de 2025
CBF anuncia novidade que promete acabar com a polêmica de impedimento a partir do Brasileirão 2026

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·11 de novembro de 2025

A CBF, por meio de seu presidente Samir Xaud, confirmou a implantação da tecnologia de impedimento semiautomático para a temporada de 2026, no Campeonato Brasileiro da Série A. O anúncio foi feito durante a reunião que inaugurou o Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, que reuniu representantes de clubes, federações, especialistas nacionais e internacionais nesta segunda-feira (10). O GT construirá, em 60 dias, diretrizes para modernização da arbitragem e modelo de profissionalização será prioridade.
Embora já contasse com uma tecnologia das mais avançadas, a implantação do semiautomático é vista como um passo para oferecer decisões mais precisas, ágeis e transparentes para a arbitragem que vem sofrendo nos últimos meses no Brasil.
“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado”, declarou o presidente Samir Xaud na fala de abertura do evento.
O mandatário ainda lembrou que a função da arbitragem no futebol também é a de empregar respeito ao jogo e, ao endossar sua confiança nos árbitros brasileiros, lembrou que o respeito às decisões de árbitros, assistentes e árbitros de vídeo é fundamental para o bom andamento do futebol brasileiro.
“A CBF está de portas abertas para construir, junto com vocês, uma arbitragem mais forte, mais respeitada e mais preparada para os desafios do futebol moderno”, disse.
Além da presença do São Paulo, o evento reuniu também representantes de Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Bragantino, Santos, Sport, Vasco da Gama e Vitória, da Série A, e Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Ferroviária, Goiás, Remo, Vila Nova, da Série B.
Federações do Amazonas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, São Paulo, Roraima, Sergipe também prestigiaram a reunião.
Para finalizar, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, destacou as dificuldades que as competições brasileiras trazem para a arbitragem, mas reforçou a confiança nas mudanças que o GT promoverá no futebol nacional.
“Aproximação de critério é a primeira etapa. Isso vem com o entendimento do que o futebol espera dos árbitros. Eles hoje são instruídos a fazer um trabalho empático de saber o que clube, o que o campeonato e a CBF esperam dele. Temos a certeza que temos profissionais ávidos para que possam se aproximar. São referências lá fora e precisam mostrar serviço todos os dias. Porque nosso futebol é um dos maiores do mundo”, encerrou Cintra.









































