CBF apresenta mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026 | OneFootball

CBF apresenta mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·01 de outubro de 2025

CBF apresenta mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026

Imagem do artigo:CBF apresenta mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O Campeonato Brasileiro passará por mudanças significativas a partir da próxima temA CBF anunciou nesta quarta-feira, 1º uma ampla reformulação no calendário do futebol brasileiro, válida entre 2026 e 2029. As principais mudanças incluem a redução de datas dos campeonatos estaduais, a ampliação da duração do Campeonato Brasileiro, a reformulação da Copa do Brasil e a criação de competições regionais, como a Copa Sul-Sudeste, a Copa Centro-Oeste e a retomada da Copa Norte.

O Campeonato Brasileiro de 2026 terá início em 28 de janeiro e se estenderá até 2 de dezembro, passando a ocupar praticamente todo o calendário anual. A novidade é que o torneio começará antes do fim dos estaduais, que ocorrerão entre 11 de janeiro e 8 de março, limitados a 11 datas.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:CBF apresenta mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Com isso, haverá semanas de calendário compartilhado, com estaduais no meio da semana e Brasileirão nos fins de semana. No entanto, as finais estaduais terão semanas livres, sem partidas do torneio nacional.

A CBF afirma que o novo modelo busca valorizar o Brasileirão, reduzir a sobrecarga de partidas para os clubes de elite, aumentar o apelo comercial e melhorar o espetáculo para os torcedores.

A Copa do Brasil será ampliada de 92 para 126 clubes em 2026 (e 128 a partir de 2027). A final, em jogo único, encerrará o calendário em 6 de dezembro. O estádio-sede será definido de acordo com critérios como acessibilidade para torcedores, rede hoteleira, infraestrutura e capacidade para receber duas torcidas. Outro diferencial será o intervalo de um mês entre a semifinal e a decisão, para facilitar o planejamento de viagem dos torcedores.

O número de vagas via campeonatos estaduais aumentará de 80 para 102. Todos os times da Série A têm participação garantida, entrando diretamente na quinta fase, última etapa antes das oitavas de final. Além disso, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D ingressarão na terceira fase. A partir de 2026, apenas a quinta fase, oitavas, quartas e semifinais terão partidas de ida e volta.

Para ampliar o calendário dos clubes de base da pirâmide nacional, a CBF lançará torneios regionais, disputados em 10 datas entre março e junho. Eles não contarão com equipes envolvidas em competições da Conmebol.

São eles: Copa Sul-Sudeste: 12 clubes, com duas vagas por estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG); Copa do Nordeste: ampliada para 20 clubes (antes, 16); Copa Verde: 24 clubes, divididos em duas etapas; Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os campeões regionais se enfrentarão na decisão do título. Clubes do Espírito Santo participarão da Copa Centro-Oeste.

O planejamento da CBF foi elaborado para quatro anos, considerando dificuldades específicas: 2026: impacto de 55 dias no calendário por conta da Copa do Mundo masculina; 2027: ajustes devido à entrega antecipada dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo Feminina, exclusivos à Fifa durante o torneio.

Segundo a CBF, os efeitos mais claros da reformulação, como o equilíbrio no número de partidas e a ausência de sobreposição com Datas Fifa, serão sentidos de forma mais plena a partir de 2028.

Veja mais:

Imagem do artigo:CBF apresenta mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo