CBF confirma melhorias na arbitragem para 2026; entenda | OneFootball

CBF confirma melhorias na arbitragem para 2026; entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·11 de novembro de 2025

CBF confirma melhorias na arbitragem para 2026; entenda

Imagem do artigo:CBF confirma melhorias na arbitragem para 2026; entenda

— Continua depois da publicidade —

O Grupo de Trabalho (GT) de Arbitragem foi inaugurado nesta segunda-feira (10), com a presença de representantes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.


Vídeos OneFootball


Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), esteve presente no evento e confirmou a implantação da tecnologia de impedimento semiautomático para a temporada de 2026.

“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado”, afirmou Xaud.

A CBF está de portas abertas para construir, junto com vocês, uma arbitragem mais forte, mais respeitada e mais preparada para os desafios do futebol moderno”, completou.

De acordo com a entidade, a empresa Genius Sports, parceira da FIFA e de federações como a Argentina e a Inglaterra, será responsável pela implantação da nova tecnologia.

Netto Góes, vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e presidente do GT de Arbitragem, apresentou o cronograma do projeto.

“É interessante a participação dos clubes da Série A, Série B e das federações para um debate muito plural. É ideal que a gente consiga sair desta reunião inicial definindo os pilares de atuação e metas do grupo de trabalho, e que cheguemos ao final da temporada com planos de ação executivos para entregar à gestão, profissionalizar e implementar novas tecnologias. Só precisamos entender quais modelos serão aplicados no Brasil. Tenho certeza de que 2026 será uma temporada com muito mais fluidez na arbitragem e uma transparência ímpar”, explicou.

O ex-árbitro da Premier League e atual diretor de arbitragem da Genius Sports, Harry Lennard, também participou da reunião e destacou as vantagens do novo sistema.

“Acho que a maior vantagem é restaurar o fluxo natural da informação: a bola entra, uma decisão é feita, o VAR avalia e comunica o árbitro, que então anuncia ao público. No sistema atual, quando você está desenhando as linhas, as pessoas em casa conhecem a decisão antes de quem está no gramado. Nosso sistema tenta restaurar o fluxo natural de informação e oferecer decisões mais rápidas, confiáveis e com mais credibilidade”, concluiu.

Saiba mais sobre o veículo