Esporte News Mundo
·09 de outubro de 2025
CBF divulga áudios do VAR do polêmico Choque-Rei

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·09 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na manhã desta quinta-feira (09), os áudios do VAR referentes ao polêmico Choque-Rei, disputado no último domingo (05), no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro.
A entidade liberou as conversas de quatro lances analisados durante a partida entre São Paulo e Palmeiras.
1. PISÃO DE GUSTAVO GOMEZ EM TAPIA
Publicidade
No primeiro lance, os árbitros discutem um pisão de Gustavo Gomez, do Palmeiras, em Gonzalo Tapia, do São Paulo.
Inicialmente, o árbitro Ramon Abatti Abel afirma não ter visto falta. Porém, o VAR solicita a revisão, identificando dois possíveis contatos: um na parte superior e outro, o pisão.
Após análise, o árbitro de vídeo conclui que Gomez estava desequilibrado e tentou saltar, mas acabou pisando involuntariamente no chileno.
2. SUPOSTO PÊNALTI DE ALLAN EM TAPIA
O segundo áudio se refere a um possível pênalti cometido por Allan sobre Tapia. Em campo, Abatti Abel considera que o jogador palmeirense escorregou fora da disputa da bola.
O VAR revisa o lance e concorda com a decisão do árbitro, mantendo a não marcação da penalidade.
3. PISÃO DE ANDREAS PEREIRA EM MARCOS ANTÔNIO
O terceiro momento divulgado envolve Andreas Pereira, que recebeu cartão amarelo após atingir Marcos Antônio. Logo após o lance, o árbitro de campo relata que o camisa 8 do Palmeiras teria pisado na bola.
O auxiliar do VAR acrescenta que houve “um contato que não é pleno na canela e, posteriormente, um toque embaixo”.
O árbitro de vídeo revisa as imagens e confirma que Andreas não despreza a disputa da bola, validando a advertência com cartão amarelo.
4. POSSÍVEL AGRESSÃO DE GOMEZ EM TAPIA
No último lance, os jogadores do São Paulo reclamam de uma possível agressão de Gomez sobre Tapia, que aparece com sangramento.
Ramon Abatti Abel relata que o zagueiro palmeirense atinge o adversário sem intenção, e o VAR confirma que não há gesto adicional de cotovelada, autorizando a sequência do jogo.
Na última quarta-feira (08), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Ramon Abatti Abel e o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva pelos lances da partida. Ambos podem ser suspensos por até 120 dias.
Ouça um dos diálogos divulgados pela CBF: