oGol.com.br
·07 de dezembro de 2025
Ceará repete marca negativa do Athletico e volta à Série B após uma temporada

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·07 de dezembro de 2025

O Ceará ficou apenas uma rodada na zona de rebaixamento e caiu para a Série B, algo que só tinha acontecido uma única vez na história. Depois de um campeonato estável, o Vozão sofreu com maus resultados nas últimas rodadas e, no fim das contas, foi junto com o rival cearense para a segunda divisão, uma temporada depois de conquistar o acesso.
O clube alvinegro passou a maior parte do Campeonato Brasileiro no meio da tabela, mas as últimas dez rodadas mudaram todo o panorama positivo criado. Foram duas vitórias em dez partidas e, com os outros resultados da 38ª rodada, o rebaixamento cearense foi confirmado.
Outro ponto que ajuda a explicar a queda do Vozão é o desempenho dentro de casa. No começo da temporada de 2025, o Castelão se mostrou um verdadeiro trunfo do clube. Não à toa que a equipe tinha vencido quatro dos cinco primeiros jogos em casa no Brasileirão. No fim do Brasileirão, porém, a coisa virou de cabeça para baixo: o time de Léo Condé venceu apenas três dos últimos 13 jogos como mandante.
A situação antes da última rodada parecia confortável ao Ceará. O clube era o 15º colocado com 43 pontos ganhos, a apenas um do Z4, é verdade. Porém, naquela altura Vitória, Inter, Fortaleza e Santos pareciam candidatos mais sérios ao rebaixamento do que o Vozão.
O clube dependia apenas de si para permanecer na elite. A missão era dura: a equipe precisava vencer o vice-campeão Palmeiras em casa, mas, caso isso não acontecesse, ainda tinha como permanecer. Caso dois dos quatro clubes citados anteriormente não conseguissem vencer, o Ceará seguia na Série A. Mas Santos, Vitória e Inter saíram vitoriosos e rebaixaram o clube alvinegro.
Com o rebaixamento para a Série B, a equipe cearense alcançou uma marca negativa na história do campeonato. Ao lado do Athletico em 2024, o clube alvinegro foi rebaixado para a segunda divisão sem passar uma única rodada sequer na zona de rebaixamento antes da última.
No ano passado, o Vozão conquistou o acesso à Série A na última rodada da segunda divisão, depois de um tropeço do Novorizontino. A equipe do Castelão garantiu a última vaga com 64 pontos, tal qual o clube aurinegro, que permaneceu na Série B por conta do número de vitórias.
De olho em 2025, o Ceará foi atrás de reforços e acertou em algumas contratações, como foi os casos de Galeano, Pedro Raúl e Willian Machado, que se destacaram pelo clube, apesar do rebaixamento. As outras 25 contratações, porém, não tiveram o mesmo sucesso.
Nomes de peso chegaram no lado alvinegro do Castelão. Paulo Baya veio do Fluminense, Vina retornou da Arábia Saudita, Pedro Henrique chegou do Corinthians e Rômulo foi emprestado pelo Palmeiras. Mas fato é que o retorno dentro das quatro linhas não foi como o esperado.
O Vozão teve um bom começo de temporada, com o título do Campeonato Cearense sobre o maior rival Fortaleza, com direito a gol de Pedro Raul, e com uma semifinal da Copa do Nordeste, onde o Ceará caiu para o Bahia, que posteriormente seria campeão. Mas o Brasileirão não foi de mais glórias, no fim das contas.









































