Zerozero
·22 de fevereiro de 2026
Central emprestado pelo Benfica <i>incendeia</i> Brasil: «A federação não pode nomear uma mulher»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 de fevereiro de 2026

Gustavo Marques, defesa emprestado pelo Benfica ao Red Bull Bragantino, teceu um comentário que caiu bastante mal no Brasil, após a eliminação da equipa no Campeonato Paulista, diante do São Paulo (1-2). O atleta de 24 anos criticou a nomeação de Daiane Muniz para o respetivo encontro.
«Era o nosso sonho chegar à semifinal ou até à final, mas ela [Daiane Muniz] acabou com o nosso jogo. Acho que a Federação Paulista tem de olhar para os jogos desta dimensão e não nomear uma mulher», referiu, numa primeira instância, na flash interview.
«Não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo destes. Ela não foi honesta. Todo o respeito às mulheres do mundo, sou casado, tenho a minha mãe, peço desculpa se estou a dizer algo contra as mulheres», acrescentou.
As palavras do jovem defesa repercutiram por todo o país e geraram muitas críticas por parte de múltiplos intervenientes, que já se pronunciaram sobre o assunto. O camisola '16' acabou por pedir desculpa pelas frases proferidas, através da plataforma digital Instagram.
«Já pedi desculpas à árbitra. Foi uma má declaração, peço desculpa pelo que disse. Peço perdão a todas as mulheres do mundo. A minha mãe e irmã já me xingaram [insultaram]. Todos os seres humanos erram», pode ler-se na nota emitida. Recorde-se que Gustavo Marques soma nove encontros disputados em 2026, tendo já anotado dois golos. De realçar que o central brasileiro chegou mesmo a somar minutos na equipa principal das águias, diante do FC Famalicão, em dezembro de 2023, tendo sido chamado a jogo por Roger Schmidt.









































