OneFootball
·08 de outubro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·08 de outubro de 2025
A Uefa está preparando uma novidade na forma como os torcedores do mundo todo assistem às competições europeias.
Segundo o jornal The Times, a entidade que comanda o futebol europeu planeja incluir, no próximo ciclo de direitos de transmissão (2027–2033), uma nova categoria de direitos globais exclusivos, que poderá ser adquirida por gigantes do streaming como Netflix, Disney+, Amazon ou DAZN.
A proposta abriria espaço para que uma dessas plataformas tivesse o direito exclusivo, em escala mundial, de transmitir um jogo por rodada da Champions League, da Europa League ou da Conference League.
A ideia faz parte da estratégia da UEFA para fortalecer sua presença digital e ampliar o alcance global das competições.
Fontes ligadas ao processo indicam que a UEFA e os clubes esperam arrecadar cerca de 5 bilhões de euros por temporada com direitos de transmissão e patrocínios, um crescimento expressivo em relação aos atuais 4 bilhões de libras do ciclo vigente.
O lançamento oficial do processo de licitação está previsto para o dia 13 de outubro, por meio da UC3, parceria entre a UEFA e a European Football Clubs (EFC).
Durante a assembleia geral da EFC, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, destacou o potencial do novo modelo para impulsionar o crescimento do futebol europeu.
“Com essa parceria, o futebol vai continuar a crescer. E com a Relevent [agência de marketing] ao nosso lado, temos o time certo para fazer isso acontecer. Juntos, estamos construindo algo ambicioso e inovador, para tornar o futebol mais acessível e envolvente”, afirmou Ceferin.
Segundo ele, o objetivo é expandir as fontes de receita e atrair novas audiências, aproveitando as plataformas digitais para aproximar ainda mais o público do jogo.
Se confirmada, essa mudança pode transformar o cenário de transmissões esportivas, mas é incerto que poderia acontecer no Brasil.
Atualmente, os direitos da Champions pertencem à Warner Bros. Discovery (TNT Sports), que exibe os jogos na Max (antiga HBO Max) e no canal TNT.
Mas a entrada de plataformas como Netflix ou Disney+ traria uma nova disputa entre gigantes do streaming.
E aí, gostaria de ver uma Champions num streaming desses?
📸 GLYN KIRK - AFP or licensors