oGol.com.br
·31 de outubro de 2025
Choro, alívio, noite mágica de Abel e elogio de Leila: 'Maior técnico da história do Palmeiras'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·31 de outubro de 2025

Uma noite para nenhum torcedor do Palmeiras esquecer, repleta de emoções, que deixaram até os mais experientes sem palavras. Abel Ferreira concedeu entrevista pós-jogo, sem cabeça fria, "100% coração". E escutou declarações de gratidão eternas de Leila Pereira, presidente alviverde.
Para Abel, a reação à vitória não foi exatamente de alegria. Com tanta pressão sobre seus ombros, o treinador não escondeu sentir o peso de cobranças e do desgaste. A goleada sobre a LDU, com vaga na final da Libertadores contra o Flamengo, trouxe a sensação de dever cumprido e, acima de tudo, de alívio.
"Eu ainda não consigo desfrutar das vitórias, penso que todos os dias tenho que estar a provar o lugar que eu mereço. Não consigo pensar, não tenho que provar a ninguém. Tenho que provar todos os dias que mereço estar onde estou. Não sei se vou conseguir ser capaz de entregar esse tipo de vitórias porque o futebol tem ganhar, perder e empatar. Por isso sou tão mau perdedor. Quanto ao jogo é um sentimento de alívio, agradecer as pessoas que estão comigo, queria abraçar minha filha que não está agora comigo, está em Portugal", discursou um emotivo treinador.
"Família pra mim é base de tudo. Eu chorei e estou a chorar agora, não gosto de mostrar minha parte fraca. Mas é isso mesmo, é um alívio. Isso que eu tenho pra vos dizer, é um alívio", reconheceu.
Abel confessou que nunca imaginou tudo que aconteceria a ele em sua chegada ao Brasil. O treinador completou cinco anos no comando do Palmeiras - "pensava que seriam cinco meses" - e hoje tem seu nome entre os maiores da história do clube.
"Eu sou muito grato. Foi a primeira palavra que disse ao grupo. Claro que sou grato ao futebol brasileiro, ao Palmeiras por tudo que conseguimos juntos. Mas tive que subir escadas. Não sou o Guardiola, ninguém sabia quem eu era, mas eu sabia. Aqui eu acho que se juntou muita coisa. Os valores do clube, do treinador, a filosofia do clube", defendeu.
A emotiva coletiva teve ainda a participação de Leila, com trocas de elogios de parte a parte. A dirigente do Verdão não tem mais dúvidas: Abel é uma lenda do clube.
"Este momento histórico tem que ser documentado. Este homem sabe o que fala e faz. Ele falou: 'Leila, hoje será uma noite histórica e mágica'. Abel, obrigada. É o maior técnico da história do Palmeiras — e ele sabe disso. Eu sempre o apoiei nos momentos positivos e momentos difíceis. A gratidão que eu tenho pelo seu trabalho, pela pessoa que você é e por tudo que você proporcionou aos torcedores, não tem preço. Seremos eternamente gratos. Você tinha razão: foi uma noite mágica", resumiu.









































