
Gazeta Esportiva.com
·24 de julho de 2025
Clube de futebol saudita passa a ser propriedade estrangeira pela primeira vez

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 de julho de 2025
O grupo americano Harburg tornou-se proprietário do clube de futebol saudita Al Kholood. A aquisição é inédita no país e se insere no processo de privatização de três equipes da liga, anunciou nesta quinta-feira o Ministério dos Esportes.
Essa holding de investimentos nos setores de esporte, mídia e tecnologia, dirigida pelo americano Ben Harburg, informou em outro comunicado que concluiu “oficialmente a aquisição de 100% do clube da Saudi Pro League, o Al Kholood”.
Harburg, que já possui 6,5% do Cádiz, da segunda divisão espanhola, torna-se assim o primeiro grupo estrangeiro a ser proprietário de um clube de futebol na Arábia Saudita.
O Al Kholood terminou em nono lugar, entre dezoito equipes, na última edição da liga saudita.
É um clube da cidade de Ar Rass (400 km a oeste de Riade) e uma das três equipes agora privatizadas. As outras duas foram adquiridas por empresas sauditas.
Nos últimos anos, a Arábia Saudita, que sediará a Copa do Mundo de 2034, tem feito grandes investimentos para atrair grandes estrelas para o país, com o atacante português Cristiano Ronaldo como principal figura.