Central do Timão
·21 de setembro de 2026
Clubes do Brasileirão aprovam redução gradual no limite de estrangeiros a partir de 2027

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·21 de setembro de 2026

Os clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro aprovaram, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, uma alteração importante na utilização de jogadores estrangeiros. A partir de 2027, o número máximo de atletas de outros países relacionados por partida começará a ser reduzido de maneira progressiva. A medida busca ampliar o espaço destinado aos jogadores brasileiros, especialmente aqueles formados nas categorias de base.
A proposta apresentada pela CBF estabelece uma redução escalonada ao longo dos próximos anos. O limite, que atualmente permite a presença de até nove estrangeiros na relação de uma partida, passará para oito em 2027. A quantidade continuará caindo gradualmente até chegar a cinco jogadores por jogo em 2030.

Foto: Thiago Ribeiro / Staff Images / CBF
A implementação em etapas foi pensada para diminuir os efeitos da mudança sobre os clubes, principalmente por causa dos vínculos contratuais que já estão em vigor. Entre as equipes que participaram da votação, Bahia e Flamengo foram contrários à proposta.
Além da questão dos estrangeiros, os clubes também aprovaram uma alteração relacionada à composição dos elencos. A intenção é aumentar a presença de atletas mais jovens no Campeonato Brasileiro. Para isso, a partir do próximo ano, cada equipe poderá registrar até 50 jogadores na competição, mas deverá reservar pelo menos 20 dessas vagas para atletas com até 23 anos.
A regra também terá uma evolução gradual. A previsão é que, em 2030, metade das vagas seja destinada a jogadores com idade livre e a outra metade fique reservada para atletas abaixo dos 23 anos. Dessa forma, o planejamento pretende aumentar progressivamente a participação dos jovens nos elencos profissionais.
A idade média dos jogadores que atuam no Brasileirão também entrou na análise da CBF. Atualmente, o campeonato apresenta uma média de 28,5 anos, número superior ao registrado em algumas das principais ligas europeias. Na Espanha, a média é de 27 anos, enquanto França e Itália apresentam índices de 26 e 26,1 anos, respectivamente.
Na avaliação da entidade, a presença mais frequente de jogadores experientes estaria contribuindo para reduzir o espaço disponível aos atletas em processo de formação. A CBF entende que a maior utilização de estrangeiros já consolidados pode acabar dificultando a entrada de jovens brasileiros no futebol profissional.
Esse cenário ganhou força, segundo um levantamento apresentado pela entidade, a partir de 2023. Naquele ano, o limite de estrangeiros foi ampliado para sete jogadores, e, desde então, os atletas estrangeiros passaram a acumular mais minutos em campo, enquanto a participação dos jovens brasileiros sofreu uma queda considerada significativa.
A preocupação da CBF é que a diminuição das oportunidades possa afetar diretamente o desenvolvimento de novos jogadores no país. A entidade aponta o risco de uma redução no volume de atletas formados no futebol brasileiro caso os jovens continuem encontrando menos espaço nas equipes profissionais.















