MundoBola Flamengo
·28 de outubro de 2025
Com a bênção de São Judas Tadeu, Flamengo tem retrospecto positivo no Dia do Flamenguista

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 de outubro de 2025

Além do Dia de São Judas Tadeu, o torcedor do Flamengo celebra, nesta terça-feira (28), o Dia do Flamenguista. A data faz parte do calendário oficial do Rio de Janeiro desde 2007, quando o ex-prefeito César Maia sancionou a lei proposta pelo vereador Jorge Mauro.
O dia foi escolhido justamente por conta de São Judas Tadeu, padroeiro do Mais Querido e conhecido por ser o santo das "causas impossíveis". Nesta matéria, o MundoBola Flamengo traz o retrospecto do Mengão em jogos disputados no dia .
Desde 2007, o Flamengo disputou quatro partidas na data, sendo duas vitórias, um empate e uma derrota. A última vez que o Rubro-Negro jogou no Dia do Flamenguista foi em 2020, quando venceu o Athletico-PR por 1 a 0, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil - com gol de Bruno Henrique.
Ao longo da história, o Flamengo possui um retrospecto positivo em partidas disputadas no Dia de São Judas Tadeu/do Flamenguista. O primeiro confronto foi disputado em 1936, quando perdeu para o Fluminense, por 2 a 1, no Campeonato Carioca.
No total, o Rubro-Negro soma 11 vitórias, 5 empates e 8 derrotas em 24 jogos disputados na data.
A relação entre Flamengo e São Judas Tadeu começou em 1953. Na ocasião, Padre Góes, então vigário da Igreja de São Judas Tadeu, localizada no bairro de Cosme Velho, no Rio de Janeiro, celebrou uma missa na Gávea antes do Campeonato Carioca.
O padre teria afirmado que o time seria campeão caso todos acendessem velas e rezassem para São Judas. Góes foi se aproximando da diretoria rubro-negra e dos jogadores, e no final, a relação deu certo. Em 1953, o Mais Querido conquistou o Estadual e encerrou um jejum de nove anos sem títulos.
Além disso, o Mengão também levantou a taça do Campeonato Carioca em 1954 e 1955. Em 1957, a imagem do santo foi entronizada na Gávea pelo Padre Góes, e, desde então, São Judas se eternizou como símbolo para o clube e sua torcida.

Foto: Reprodução/Internet









































