Coluna do Fla
·05 de outubro de 2025
Com atuação decepcionante e 2 expulsos, Flamengo perde para o Bahia e cai na tabela do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·05 de outubro de 2025
Na noite deste domingo (05), o Flamengo enfrentou o Bahia, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão. Em salvador, o time comandado por Filipe Luís foi derrotada pela equipe baiana, por 1 a 0. Além disso, perdeu a liderança para o Palmeiras.
Antes de masi nada, aos sete minutos, Jorginho fez bonito lançamento para Royal nas costas de Iago. Dessa forma, o lateral do Flamengo invadiu a área e buscou Pedro em condição de finalizar. Contudo, David Duarte antecipou o corte e a bola bateu no camisa 9 antes de sair pela linha de fundo.
Posteriormente, logo aos 12 minutos, após bola lançada para Tiago, Danilo levantou demais o pé, não encostou na bola e atingiu o rosto do atacante do Bahia. Com isso, o árbitro imediatamente aplicou o cartão vermelho e expulsou o zagueiro do Flamengo.
Em resumo, com 42 minutos, Arrascaeta deu um bonito passe nas costas de David Duarte. Dessa forma, Lino ficou frente a frente com Ronaldo e bateu forte, mas o goleiro do Bahia se abriu e defendeu a chance do Fla.
Importante ressaltar que quem abriu o placar foi o Bahia. Isso porque, Jean Lucas levou a melhor em dividida com Cleiton e passou para Tiago. Na sequência, Willian José bateu cruzado no cantinho, sem chance para Rossi.
Com isso, o Bahia foi para o intervalo vencendo o Flamengo de forma parcial, por 1 a 0. Por fim, na volta para a segunda etapa, o treinador Filipe Luís fez uma série de mudanças para tentar reveter o placar. Dessa forma, saíram De La Cruz, Samuel Lino e Carrascal para as entradas de Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gonzalo Plata, respectivamente.
Aos 19 minutos da etapa completar, o Bahia chegou a ampliar o placar depois de o Flamengo não conseguir impor o próprio ritmo de jogo. Com isso, Kayky deu passe para Michel Araújo nas costas da defesa rubro-negra. Na sequência, o meia bateu no cantinho para fazer o segundo gol. Contudo, a arbitragem sinalizou o impedimento no lance.
A partir dos 34 minutos do segundo tempo, o Flamengo passou a jogar com nove atletas, ou seja, com menos dois jogadores. Isso porque, a arbitragem expulsou Wallace Yan, que tinha entrado com 22′.
Isso porque, Wallace Yan acertou uma braçada em Gilberto e recebeu o segundo cartão amarelo. Vale lembrar que o atacante do Flamengo havia recebido o primeiro cartão minutos antes. Inclusive, a expulsão do atleta aconteceu após cerca de 10′ em campo.
Posteriormente à expulsão de Wallace Yan, a melhor chance do Flamengo aconteceu aos 42 minutos. Isso porque, Luiz Araújo lançou com veneno para a área do Bahia. Com isso, Léo Ortiz saltou de carrinho e desviou para o gol, mas Ronaldo defendeu.
Com a derrota para o Bahia, o Flamengo também perdeu a liderança do Brasileirão. Atualmente, o Mais Querido soma os mesmos 55 pontos que o Palmeiras, mas ocupa o segundo lugar devido à quantidade de vitórias da equipe paulista, que é superior.
Agora, o Flamengo só volta a campo no dia 15 de outubro, quando enfrenta o Botafogo, pela 28ª rodada do Brasileirão. Importante ressaltar que, até lá, o calendário nacional vai ficar paralisado devido à Data FIFA.
No retorno do futebol brasileiro, o Flamengo tem o clássico contra o Botafogo, no Engenhão, a partir das 19h30 (horário de Brasília). O embate vai ter transmissão ao vivo do Premiere, através do pay-per-view.
Competição: Campeonato Brasileiro – 27ª Rodada Local: Arena Fonte Nova, Salvador Data: 05 de outubro de 2025, domingo Horário: 18h30 (horário de Brasília) Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima Assistentes: Bruno Boschilia e Nailton Junior de Sousa Oliveira VAR: Wagner Reway
Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Tiago Iago e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Flamengo: Rossi; Royal, Léo Ortiz, Danilo*, Ayrton Lucas; Jorginho, De La Cruz e Arrascaeta; Samuel Lino, Carrascal e Pedro. Técnico: Filipe Luís.
*Foi expulso ainda aos 12 minutos do primeiro tempo