Calciopédia
·12 de dezembro de 2025
Com dois gols de Bernadeschi, o Bologna venceu o Celta de Vigo de virada na Europa League

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·12 de dezembro de 2025

Debaixo de muita chuva no estádio de Balaídos, o Bologna conseguiu uma excelente virada para cima do Celta de Vigo e, com o 2 a 1 no placar, emendou sua segunda vitória consecutiva na equilibradíssima Europa League, o que coloca a equipe de vez na briga pela classificação direta às oitavas de final do torneio. Com dois gols do cada vez mais protagonista Bernardeschi, Vincenzo Italiano viu a enxurrada de lesões, especialmente no setor defensivo, ficar em segundo plano por conta do merecido resultado na Espanha.
Sem Lucumí, Casale e Vitík lesionados no sistema defensivo, o lateral-esquerdo Lykogiannis foi o responsável pela dupla na zaga com Heggem; nas laterais, Miranda pelo flanco canhoto e Holm, pelo outro, completaram a linha à frente do goleiro Ravaglia. No meio, mais problemas, já que Moro substituiu, pela maior parte do tempo, Ferguson – que estava com febre – e foi escalado ao lado de Pobega. No setor ofensivo, Rowe, Fabbian e a estrela da noite, Bernardeschi, municiaram Castro. Do lado celeste, quem defendia a meta era Radu, romeno ex-Inter, já bem rodado no cenário italiano e que, após boa passagem pelo Venezia, tem se firmado no futebol espanhol.
Mesmo atuando fora de casa, o Bologna se mostrou bastante confortável desde o início do duelo. Logo com 5 minutos, Bernardeschi obrigou Radu a trabalhar em um chute forte de fora da área, perigoso sobretudo por conta da chuva. Apesar disso, o Celta estava embalado pela vitória recente sobre o Real Madrid como visitante e não demorou para chegar de forma letal. Aos 17, Swedberg deixou Lykogiannis no chão e entrou com facilidade na área; após a condução, encontrou Zaragoza livre de marcação, e o espanhol só teve o trabalho de empurrar a pelota para o gol. Placar inaugurado para os mandantes.
Em fase crescente, Bernardeschi foi um dos jogadores mais ativos do Bologna e comandou a virada sobre o Celta (Getty)
O Bologna não se intimidou, manteve seu jogo e viu em Rowe a esperança para empatar o confronto apenas 10 minutos depois do revés. O camisa 11 brigou por uma bola alçada da defesa italiana, insistiu e conseguiu recuperar a posse de um atrapalhado Starfelt; porém, Radu saiu muito bem do gol e atrapalhou o inglês, que finalizou para fora, desperdiçando a melhor chance visitante até então. Após essa oportunidade, o ritmo diminuiu, mas os rossoblù continuavam tentando até que, já no fim da primeira etapa, Bernardeschi serviu muito bem Castro dentro da área. Livre de marcação, o argentino finalizou em cima do goleiro celeste.
Com isso, a primeira etapa terminou com o Celta à frente, mas sem voltar a ameaçar a meta de Ravaglia depois do tento inicial. A chuva influenciou diretamente no marasmo, que não atingiu Bernardeschi, cada vez mais participativo e influente na ausência de Orsolini. Não demorou para a insistência resultar em bola na rede: com três minutos de pelota rolando na etapa final, o camisa 10 recebeu um cruzamento do meio-campo, conduziu até a linha de fundo e encontrou Pobega na área para replicar o gol de Zaragoza no primeiro tempo. Para azar dos rossoblù, o ponta italiano estava impedido no início do lance.
Não levou muito tempo para o volante se aventurar no ataque novamente: dessa vez, foi agarrado na área por Javi Rodríguez e o pênalti prontamente marcado pelo árbitro Radu Petrescu. Bernardeschi foi para a cobrança e igualou o marcador com um chute perfeito: goleiro para um lado, bola para o outro. Era a premiação para um Bologna muito insistente, que até poderia considerar o empate um bom resultado pelo contexto. Felizmente, o time emiliano não se acomodou. Imediatamente após o gol, anotado aos 66 minutos, Italiano promoveu a entrada de Cambiaghi no lugar de Rowe. Claudio Giráldez, treinador do Celta, respondeu com uma série de trocas, incluindo a entrada do veterano Aspas na vaga de Swedberg.
Embalado pela redenção do camisa 10, o Bologna briga por vaga direta nas oitavas da Europa League (Ansa)
Poucos instantes depois da igualdade, o capitão Moro teve excelente chance de virar quando dominou uma bola rebatida na entrada da área e finalizou com muito perigo, mas ela passou rente à trave de Radu. Já no minuto 73, veio a justa virada dos italianos com Bernardeschi. Após receber de Cambiaghi, o camisa 10 conduziu com tranquilidade para dentro da área e finalizou de bico para vencer o goleiro, que pouco pôde fazer. Com o gramado pesado e um complicado confronto pela frente, com a Juventus, na Serie A, Italiano mandou a campo Dallinga, Orsolini, Odgaard e Ferguson nos lugares de Castro, Bernardeschi, Moro e Pobega, respectivamente.
O Celta, como em toda a partida, não demonstrou energia suficiente para buscar o empate. Somando isso às condições climáticas no Balaídos, o duelo terminou assim: 2 a 1 para os rossoblù. Uma vitória muito importante, mas, mais do que isso, merecida. O Bologna em momento algum se abateu com o gol sofrido precocemente e não chegou à terceira vitória na competição europeia por acaso. A derrota para a Cremonese no início de dezembro pouco abalou o time, que, com o fechamento da sexta rodada da Liga Europa, está a apenas dois pontos do Porto, atual oitavo colocado. A menos que as lesões voltem a ser um problema, os petroniani brigarão até o fim por uma vaga direta nas oitavas de final.
Antes de receber o Celtic – confronto que ocorrerá somente no fim de janeiro pela próxima rodada da Europa League – o time rossoblù terá um duelo direto contra a Juventus para tentar firmar sua briga pelo G4 da Serie A e, na sequência, enfrentará a Inter, no dia 19 de dezembro, pela semifinal da Supercopa Italiana. Já o Celta de Vigo receberá o Lille na continuidade da competição continental.









































