Com muito ‘tesão’, Renato Gaúcho assume o Vasco e detalha acordo com Pedrinho: “Brasileirão é prioridade” | OneFootball

Com muito ‘tesão’, Renato Gaúcho assume o Vasco e detalha acordo com Pedrinho: “Brasileirão é prioridade” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·04 de março de 2026

Com muito ‘tesão’, Renato Gaúcho assume o Vasco e detalha acordo com Pedrinho: “Brasileirão é prioridade”

Imagem do artigo:Com muito ‘tesão’, Renato Gaúcho assume o Vasco e detalha acordo com Pedrinho: “Brasileirão é prioridade”

O carisma inconfundível e a promessa de um choque de ordem imediato marcaram o aguardado reencontro de Renato Gaúcho com a cruz de malta nesta quarta-feira, 4 de março. O treinador assumiu oficialmente o comando técnico do Vasco durante a entrevista de apresentação no CT Moacyr Barbosa, horas após liderar a sua primeira atividade prática com o elenco no gramado.

O profissional retorna a São Januário após 18 anos para iniciar a sua terceira passagem pela instituição, ostentando a marca de técnico com mais jogos pelo clube no século. A missão principal é recuperar a equipe na lanterna do Campeonato Brasileiro, tarefa que concorre com o calendário da Copa do Brasil e da Sul-Americana.


Vídeos OneFootball


O planejamento traçado para o restante da temporada tem um foco principal estabelecido:

“Traçar as metas: o Vasco tem três competições. O Brasileiro é prioridade. Tem Copa do Brasil e Sul-Americana. Vamos buscando. Onde o Vasco vai chegar, eu não sei. É difícil para todos, não será fácil para nós. Vamos tentar andar nas três competições, mas a prioridade sempre vai ser o Brasileiro.”

O contrato sem multa rescisória e a cobrança por entrega

O vínculo assinado entre as partes possui validade até o encerramento de 2026. A motivação para o retorno ao futebol foi explicada de forma direta aos jornalistas:

“Estou com muita vontade e tesão de trabalhar. Gosto do que faço. Se não, estaria na minha praia jogando futevôlei e tomando chope. Se estou aqui, é porque gosto do que faço.”

A ausência de uma cláusula financeira de proteção em caso de demissão partiu de uma exigência do próprio comandante:

“O treinador vive de vitórias. Vive de resultados no Brasil. Lá fora muitas vezes os resultados não vêm, mas é mantido. Se não der resultado no Brasil, a primeira cabeça a rolar é no Brasil. Deus queira que eu permaneça até dezembro, que o clube queira renovar. Eu vim para trabalhar porque estou com tesão. Não tem multa no contrato. Enquanto eu puder entregar, eu continuo.”

O recado sobre o comportamento das arquibancadas envolveu a necessidade de dedicação total dos atletas:

“O reflexo do torcedor é o reflexo do time em campo. A torcida sempre apoiou. Quando você vê uma vaia aqui para o torcedor não está saindo de acordo. Então a entrega é fundamental. Sempre falo para o jogador, se você correr, se entregar, não tem torcida no mundo que vai vaiar. A torcida não vai mais vaiar. Os jogadores que entrarem em campo, eles vão ser muito cobrados, pela entrega em campo. Se o torcedor está vendo o time se entregar, o torcedor vem junto.”

Imagem do artigo:Com muito ‘tesão’, Renato Gaúcho assume o Vasco e detalha acordo com Pedrinho: “Brasileirão é prioridade”

Renato Gaúcho em primeiro treino no Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco

Críticas à imprensa e bastidores do futebol do Vasco

O último trabalho do gaúcho ocorreu no rival Fluminense, finalizado no ano passado após uma eliminação continental e forte pressão externa. O desgaste gerou um desabafo incisivo sobre a postura de parte da mídia esportiva:

“Sempre admirei vocês, tenho paciência para caramba. Mas tem horas que vejo outro que não está sendo profissional. Tem treinadores que têm cacife para treinar. Outros ficam calados. Mas se abaixa muito a calça algo vai acontecer. É difícil para o treinador. Tudo que acontece no clube o culpado é o treinador. Chega na coletiva vem o cara com maldade. Uma hora ele vai explodir. Vocês estudaram e levam a profissão a sério. Não tenho nada contra o cara que estava perambulando até ontem e hoje está aqui perguntando, mas seja profissional.”

O departamento de futebol confirmou que o estreante contará com Marcelo Salles e Alexandre Mendes em sua comissão técnica. A estreia oficial acontece no dia 12, contra o Palmeiras. A negociação foi conduzida diretamente pelo presidente Pedrinho, classificado como “osso duro” nas conversas financeiras. O novo comandante substitui Fernando Diniz, garantindo que aproveitará pontos positivos do amigo, mas que o trabalho atual é uma página virada.

O técnico também revelou ser admirador de Coutinho, ressaltando que não tratou do tema com a diretoria, e negou atritos com o executivo Carlos Amadeo, com quem teve discussões pontuais nos tempos de Grêmio, mas mantém amizade próxima.

Veja a coletiva de Renato Gaúcho, o novo técnico do Vasco:

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News.

Saiba mais sobre o veículo