Com pênalti no fim, Grêmio e Botafogo empatam em jogo atrasado da Série A | OneFootball

Com pênalti no fim, Grêmio e Botafogo empatam em jogo atrasado da Série A | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·25 de setembro de 2025

Com pênalti no fim, Grêmio e Botafogo empatam em jogo atrasado da Série A

Imagem do artigo:Com pênalti no fim, Grêmio e Botafogo empatam em jogo atrasado da Série A

Em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Botafogo e as equipes ficaram no empate em 1 a 1. No duelo bastante equilibrado, o Alvinegro abriu o placar, mas o Tricolor Gaúcho empatou aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de pênalti do goleiro Tiago Volpi.

Com o resultado, o Botafogo segue na quinta posição do Campeonato Brasileiro, agora com 40 pontos conquistados. Já o Grêmio, com 29 pontos, está no 11º lugar.


Vídeos OneFootball


Goleiros em destaque

A partida começou equilibrada, com as duas equipes trocando a posse de bola, mas o Grêmio mais objetivo. A primeira grande chance foi do time da casa, quando William cobrou escanteio, Kanneman conseguiu chutar na área e Léo Linck fez a defesa em dois tempos. Do outro lado, o Botafogo demorou a transformar sua posse em finalizações.

O Grêmio ficou muito perto de abrir o placar aos 15, quando Marlon teve liberdade pela esquerda, cruzou forte e Edenílson cabeceou para baixo, parando em uma grande defesa de Léo Linck. O Botafogo só foi acertar o alvo aos 21, quando Marlon Freitas chegou na área batendo de primeira e Tiago Volpi que trabalhou bem em dois tempos.

O Botafogo passou a tomar conta da partida, deixando a bola no seu campo de ataque na maior parte do tempo e rondando a área gremista com passes rápidos. A intensidade caiu depois de muitas paralisações e um novo bom ataque somente aos 35, quando Artur Victor cobrou falta de maneira quase perfeita e Volpi voou para espalmar.

Aos 37, Volpi salvou o Grêmio de novo, quando espalmou uma pancada de Arthur Cabral depois de bela jogada pela direita. A resposta do Grêmio foi aos 44, quando William arrancou pelo meio em contra-ataque e colocou André Henrique na cara do gol. O atacante chutou para fora. Apesar de intenso, o primeiro tempo acabou sem gol.

Pênalti gera discussão

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio teve tudo para abrir o placar aos 5, quando Jeffinho errou o passe e deu um presente para Dodi, que de frente para o gol chutou em cima de Léo Linck, em grande defesa do goleiro. O castigo foi rápido. Aos 8, Marlon Freitas cavou para área em assistência incrível, Cuiabano dominou colocando na frente e fuzilou para rede. Botafogo na frente do placar.

Um novo lançamento ia deixando Matheus Martins na cara do gol, mas o atacante errou a passada e desperdiçou o lance. Daí em diante, o Grêmio virou dono da bola, ocupou o campo de ataque e pressionou. Aos 17, Marlon pegou o rebote na entrada da área, soltou a pancada e mandou bem perto do travessão.

O Botafogo não fez questão de ter a bola e o Grêmio esteve no desespero em busca do empate. Aos 28, Cristian Olivera teve uma grande chance ao receber inversão na esquerda da área, mas chapou de primeira e mandou para fora. Do outro lado, o Botafogo teve boas chances de contra-atacar, mas faltou maior capricho.

A reta final foi muito animada e o Grêmio ganhou um pênalti por toque de mão de Matheus Martins depois de longa revisão do VAR. Aos 45, Tiago Volpi assumiu a responsabilidade, deslocou Léo Linck e deixou tudo igual.

Com muita reclamação e reta final polêmica, as duas equipes tiveram chances de sair com a vitória. Aos 48, Cuiabano saiu sozinho em arrancada pela esquerda, invadiu a área e acertou a trave na sua finalização. No minuto seguinte, Alex Santana apareceu bem dentro da área e cabeceou também na trave. Grêmio e Botafogo pararam no poste.

Saiba mais sobre o veículo