
Gazeta Esportiva.com
·21 de outubro de 2025
Com pênalti polêmico, Santos perde do Vitória e fica colado no Z4 do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de outubro de 2025
O Santos se complicou na briga contra o rebaixamento. Na noite desta segunda-feira, o Peixe perdeu por 1 a 0 para o Vitória, em plena Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Matheuzinho, em pênalti polêmico criticado por Neymar. Após o apito final, torcedores vaiaram o time paulista.
Com o resultado, o Santos aparece na 16ª colocação, agora com os mesmos 31 pontos do Vitória, que ainda fica dentro da zona do rebaixamento por ter uma vitória a menos no torneio.
A arbitragem ganhou holofotes na partida. Rafael Rodrigo Klein marcou um pênalti de Gabriel Brazão em Renzo López e irritou Neymar. O meia-atacante, que assistiu ao jogo no camarote, pediu a profissionalização dos árbitros brasileiros “para ontem”.
⚪⚫ SANTOS 0 x 1 VITÓRIA🔴⚫
🏆 Competição: 29ª do Campeonato Brasileiro 🏟️ Local: Vila Belmiro, em Santos (SP) 📅 Data: 20 de outubro de 2025 (segunda-feira) ⏰ Horário: 21h30 (de Brasília) 👥 Público: 11.775 💰 Renda: R$ 611.353,00 🟨 Cartões Amarelos: Escobar, Zé Rafael (Santos), Edu, Raúl Cáceres, Willian Oliveira (Vitória) 🟥 Cartões vermelhos: Nenhum
Arbitragem
Gols
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); Willian Arão (Victor Hugo), Zé Rafael (Bontempo), Barreal (Robinho Jr.) e Rollheiser; Guilherme (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz.
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu (Neris), Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Baralhas (Willian Oliveira), Ronald, Aitor e Matheuzinho (Lucas Braga); Renzo López (Carlinhos).
O Santos até tentou se impor no primeiro tempo, mas teve muitas dificuldades para encontrar espaços na defesa do Vitória. Assim, foram raras as chances reais. Nos primeiros minutos, o árbitro até chegou a marcar um pênalti em Lautaro Díaz, porém voltou atrás após rever o lance no VAR.
Em meio a este cenário, os visitantes foram se soltando e aproveitaram um vacilo de Gabriel Brazão para abrir o placar. Com 34 minutos, o goleiro saiu mal do gol após cruzamento na área e derrubou Renzo López. O árbitro foi chamado no VAR e assinalou pênalti. Na cobrança, Matheuzinho estufou as redes.
Em desvantagem, o Santos tentou pressionar em busca do empate, mas viu o nervosismo atrapalhar. A equipe ficou pilhada em campo e se estressou muito com as marcações do árbitro.
Com 14 minutos, Barreal até teve uma boa chance, mas finalizou fraco, nas mãos de Lucas Arcanjo. Depois, Rollheiser fez boa jogada individual pelo meio e finalizou para outra defesa do goleiro. Aos 27, Guilherme recebeu um cruzamento na medida de Igor Vinícius e, cara a cara, furou a cabeçada.
Do outro lado, o Vitória teve uma oportunidade de ouro para empatar aos 40 minutos. Ex-Peixe, Lucas Braga recebeu sozinho na marca do pênalti, mas acertou o pé da trave.
Ao vivo