Esporte News Mundo
·26 de março de 2021
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·26 de março de 2021
Nesta Quinta Feira (25), em partida que foi realizada em Orlando na Flórida, o Canadá fez sua estreia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. Com uma convocação que contou com onze atletas que atuam no futebol europeu, o selecionado canadense vive uma expectativa diferente a respeito de conseguir a sonhada qualificação ao mundial, principalmente pelo surgimento de um talento com a magnitude de Alphonso Davies, titular do Bayern de Munique e um dos destaques da ultima edição da Liga dos Campeões, onde se sagrou campeão.
Com tudo isso em mente, os canadenses receberam a seleção de Bermuda, que não pode contar com Nahki Wells – seu jogador de maior reconhecimento no futebol europeu e terceiro maior artilheiro da história da seleção – e até por conta disso, o treinador Kyle Lightbourne armou sua equipe pensando em realizar um bom bloqueio defensivo na entrada da área, para posteriormente recuperar a bola e tentar acelerar nos contra-ataques, mas apesar de todo esforço e intensidade que seus atletas desempenharam em campo, a equipe não encontrou forças para evitar o volume de jogo e as chances criadas pelo talento superior da seleção do Canadá.
O Canadá é treinado por John Herdman, que possui vasta experiência no futebol feminino e agora vai transferindo para o masculino suas ideias e criando uma identidade de equipe com seus jogadores. Dentro de suas ideias, vemos o 4-3-3 como sistema base, a utilização de uma saída em 3, com o primeiro volante afundando entre os zagueiros e a criação de um lado forte no momento de atacar, somando muitos jogadores por um dos flancos, para depois buscar inversões para o homem livre no lado contrário. E muitos desses conceitos foram aplicados nesta partida, contudo o maior diferencial foi mesmo a presença de Alphonso Davies, que jogando como ponta esquerdo, fez o que bem entendeu com os marcadores de Bermuda. Davies deu a assistência para o primeiro, o segundo e quarto gol, marcados por sua equipe. Além de completar inúmeros driblar, finalizar 6 vezes ao gol e criar outras boas chances que acabaram sendo desperdiçadas pelos atacantes canadenses. Outro jogador que teve bom destaque foi Cyle Larin, atacante que atua no Besiktas da Turquia e marcou um hat-trick na partida.
Embora Bermuda não represente um rival de nível de dificuldade elevado, o Canadá já encontrou dificuldade para vencer adversários que atuam com muitas peças no campo defensivo em ciclos anteriores e uma partida como esta anima. A caminhada até o sonho de jogar a Copa do Mundo será longa, mas contando com sua melhor geração na história e com um craque com o patamar de Davies, é temporada de sonhos para os Canucks.
Gols da partida:
Canadá – Cyle Larin 19´ / Cyle Larin 27´/ Richie Laryea 53´ / Cyle Larin 69´ / Theo Corbeanu 81´
Bermuda – Kane Crichlow 63´