Calciopédia
·01 de outubro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·01 de outubro de 2024
Nesta terça, 1º de outubro, a Inter fez o que dela se espera na Champions League: amassou um adversário mais fraco e ficou em boas condições após duas rodadas da competição. Em Milão, a equipe nerazzurra não teve nenhum problema contra o Estrela Vermelha, da Sérvia, goleou por 4 a 0 e, ainda invicta, chegou aos 4 pontos na fase de liga do torneio continental.
Visando dosar energias, por conta do complicado confronto com o Torino pela próxima rodada da Serie A, o técnico Simone Inzaghi mexeu na equipe titular da Inter, poupando Acerbi, Darmian, Dimarco e a dupla de ataque habitual, formada por Lautaro e Thuram. Assim, jogaram De Vrij, como capitão, Dumfries, Carlos Augusto, Arnautovic e Taremi, além de Zielinski, que tomou a vaga do lesionado Barella. O Estrela Vermelha, por sua vez, contava com dois velhos conhecidos dos nerazzurri: o volante Krunic, ex-Milan, e o atacante Olayinka, autor de um gol no empate da Beneamata com o Slavia Praga, em San Siro, pela Champions League 2019-20 – um resultado que contribuiu para mandar os italianos para a Liga Europa.
Vale destacar ainda que o duelo entre Inter e Estrela Vermelha foi palco de uma saia justa esportivo-geopolítica. No lado nerazzurro, fardava o atacante iraniano Taremi; no alvirrubro, o goleiro israelense Glazer. Poucas horas antes de as duas equipes entrarem em campo, o Irã lançou mísseis em direção a Israel, como retaliação pelos ataques israelenses ao Líbano, em mais um capítulo do conflito que se arrasta no Oriente Médio.
Contra o Estrela Vermelha, Çalhanoglu marcou seu primeiro gol de falta pela Inter (Getty)
Com a bola rolando, Taremi levaria a melhor sobre Glazer. E ficou evidente que seria assim desde o início, já que a Inter não deu muitas chances para o Estrela Vermelha. Logo aos 3 minutos, Arnautovic balançou a rede após levantamento de Çalhanoglu, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos 11, valeu. O turco efetuou uma cobrança de falta fantástica, batendo cruzado e de direita, buscando, de forma inesperada, o canto destro do israelense. A pelota tocou na trave e morreu no fundo da rede, no primeiro tento de tiro livre que o camisa 20 marcou desde que chegou à Beneamata.
A Inter seguiu pressionando e, aos 20 minutos, teve mais um gol anulado por impedimento – após enfiada de Taremi, Dumfries cabeceou para a redes, mas em posição irregular. Na casa dos 23, Mkhitaryan saiu cara a cara com Glazer, mas o israelense saiu bem da baliza e abafou. O armeno ainda teve outra boa chance aos 39, mas isolou. O detalhe é que a origem desse lance se repetiria duas vezes mais à frente: pressão alta e desarme efetuado pelo atacante iraniano sobre um defensor adversário.
Nas raras vezes em que chegou, o Estrela Vermelha buscou jogo com Maksimovic, joia de apenas 17 anos, Silas e Ndiaye. Mas a verdade é que o time de Vladan Milojevic pouco assustou Sommer. E mostrou, várias vezes, que estava desatento defensivamente.
Muito ativo no jogo, Taremi contribuiu com seu primeiro gol em nerazzurro e mais duas assistências (Getty)
Aos 59 minutos, Krunic, um dos mais experientes jogadores do time sérvio, deu uma bobeada monstruosa na frente do Taremi. O iraniano roubou a bola do bósnio na entrada da área e deu a assistência para Arnautovic chapar e fazer o segundo da Inter sobre o Estrela Vermelha. A história se repetiria na casa dos 71, quando o camisa 99 nerazzurro desarmou o capitão Spajic novamente, tal qual na etapa inicial, e deixou na boa para Lautaro, recém-entrado, ampliar.
A verdade é que, àquela altura, 3 a 0 parecia pouco. Afinal, Arnautovic, aos 61, e Carlos Augusto, aos 62, desperdiçaram oportunidades cara a cara com Glazer. O placar seria ampliado na casa dos 81, e com o nome do jogo: Taremi. Lautaro sofreu pênalti de Drkusic e, depois de um tempo de tensão por uma falha na comunicação entre o árbitro Felix Zwayer e o VAR, o argentino deixou que o iraniano cobrasse. Apostando numa bola de segurança, Mehdi bateu no meio do gol e anotou o seu primeiro pela Inter.
Como a projeção de vagas diretas para as oitavas e mesmo as de um lugarzinho nos 16-avos de final da Champions League demonstram que é muito possível que a classificação se defina pelo saldo de gols na fase de liga, a Inter pode comemorar a goleada em dobro. Depois da vitória sobre o Estrela Vermelha, os nerazzurri se encontram na quinta posição do torneio e terão boas chances de seguir por ali na próxima rodada, já que encaram o modesto Young Boys, da Suíça, que levou 3 a 0 do Aston Villa e 5 a 0 do Barcelona.
Ao vivo