Deus me Dibre
·09 de fevereiro de 2026
Com vitória e melhor campanha, Tite valoriza desempenho: “Passo de evolução”

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·09 de fevereiro de 2026

O Cruzeiro venceu o América por 2 a 0, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, e assumiu a melhor campanha geral da competição, chegando aos 12 pontos, a uma rodada do fim da fase classificatória. Após a partida, o técnico Tite valorizou o resultado no Mineirão, destacou a evolução coletiva da equipe e ressaltou a importância do equilíbrio dentro de campo para a sequência da temporada.
Segundo o treinador, a vitória era necessária não apenas pela tabela, mas também pelo momento vivido pelo time. “Nós precisávamos de fazer uma vitória em casa, no mínimo em função da sequência que nós tínhamos, pra dar pro torcedor uma vitória convincente e que traduzisse um passo de evolução da equipe”, afirmou.
Mesmo com o Cruzeiro na liderança geral do Mineiro, Tite reforçou que a análise vai além da pontuação e passa principalmente pelo desempenho apresentado. O técnico destacou a lucidez da equipe após resultados negativos recentes e explicou ajustes táticos que contribuíram para a atuação mais consistente.
“O que eu coloquei pros atletas era que agora é um momento de lucidez. Viemos de resultados negativos, com todas as adversidades, as pressões que um grande clube te dá. Que a equipe pudesse desenvolver outras formas de ser compacta e ela conseguiu. E essa coordenação entre Matheus e Kaio, com os dois meias atrás do Gerson e do Romero, ela te trazia compactação e subida de linha dos quatro defensores. Tivemos tempo de oportunizar os atletas pra quando viesse com essa formação, um posicionamento diferente, foi o que aconteceu.”
Tite comentou ainda sobre a pressão natural do futebol brasileiro e destacou a importância da continuidade do trabalho, valorizando a confiança recebida internamente. Para o treinador, a manutenção da base do elenco foi um ponto fundamental mesmo em momentos de oscilação no início da temporada.
“Isso é da convicção do trabalho, do dia a dia, das pessoas que comandam. Não vou falar da minha história, porque futebol tem disso. Uma coisa é certa, quando o trabalho tem continuidade, a possibilidade de sucesso é maior. Principalmente em relação aos atletas. O Cruzeiro fez a coisa certa na manutenção dos seus principais atletas. Mesmo com os resultados negativos, uma oscilação, um início de temporada que tem 31 dias, dialogando a parte física, técnica, individual, mental, a parte da pressão que por vezes emburrece a gente.”
Na análise do jogo, Tite classificou o Cruzeiro como mais equilibrado em campo e destacou a postura ofensiva da equipe, especialmente na construção das jogadas e na ocupação dos espaços.
“Foi mais equilibrado. Claro que o gol te traz uma tranquilidade maior, mas também fizemos contra o Coritiba. Mas o futebol são 98 minutos, a concentração tem que ser mantida. Era pra ter feito 3 gols no primeiro tempo contra o Coritiba. O futebol as vezes é duro e na primeira oportunidade, efetividade conta. Em termos de equilíbrio sim, mas com uma disposição diferente. Demos largura total pro Kaiki e pro Arroyo. E por dentro Matheus, Christian e Kaio, então a gente teve nessa disposição uma agressividade muito forte.”
Desde que assumiu o Cruzeiro, Tite tem enfatizado a necessidade de um time equilibrado entre defesa e ataque — algo que voltou a ser destacado após a vitória.
“Eu não consigo fugir do ponto de equilíbrio. Eu olho os dois lados, não consigo jogar com 5 volantes, não gosto, não é meu estilo. Se não tiver bola, não propor jogo… mas só atacar também não dá. A necessidade tende ao equilíbrio. A ideia é uma equipe equilibrada.”
Questionado sobre o impacto da vitória em sua continuidade no cargo, o treinador foi direto ao responder que o alívio é apenas momentâneo. “Só hoje à noite. Amanhã tem de novo. Futebol é assim”, declarou.
Tite também explicou o momento de discussão com o filho e auxiliar Matheus na área técnica durante a partida, afirmando que a cobrança foi por reclamações excessivas com a arbitragem.
“Excessiva reclamação dele com a arbitragem. Não pode. Eu não vou deixar. Deixa que eu vou falar, como eu falei. Nem ele e nem ninguém.”









































