Comissão de Justiça cobra explicações sobre processos contra dirigentes no Corinthians | OneFootball

Comissão de Justiça cobra explicações sobre processos contra dirigentes no Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·14 de maio de 2025

Comissão de Justiça cobra explicações sobre processos contra dirigentes no Corinthians

Imagem do artigo:Comissão de Justiça cobra explicações sobre processos contra dirigentes no Corinthians
  1. Por Larissa Beppler | Redação da Central do Timão

A Comissão de Justiça (CJ) do Conselho Deliberativo do Corinthians encaminhou, no último dia 2 de maio, um ofício ao presidente do órgão Romeu Tuma Júnior solicitando providências quanto à falta de informações sobre os processos disciplinares atualmente em trâmite na Comissão de Ética e Disciplina do clube.

No documento, assinado por Leonardo Pantaleão, a CJ ressalta que é de conhecimento público a existência de processos em andamento envolvendo temas sensíveis à governança e à responsabilidade institucional do Corinthians. No entanto, segundo o texto, não têm sido fornecidas nem mesmo informações mínimas ou genéricas sobre o andamento desses trâmites, o que compromete a atuação de outras comissões, incluindo a própria Comissão de Justiça.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Comissão de Justiça cobra explicações sobre processos contra dirigentes no Corinthians

Foto: Reprodução

A solicitação inclui a formalização de um ofício à Comissão de Ética, requisitando a prestação de contas, ainda que parcial, sobre aspectos como: tramitação formal dos expedientes, fase processual em que se encontram, adoção (ou não) de medidas instrutórias ou cautelares, previsão de conclusão ou eventual arquivamento. A ausência dessas informações, segundo o ofício, “compromete a legitimidade dos mecanismos internos de controle disciplinar” e fragiliza a atuação das instâncias de governança do clube.

O documento também menciona que alguns desses processos são de conhecimento público, tendo sido amplamente divulgados pela imprensa. Entre eles, estão representações disciplinares movidas por conselheiros e dirigentes do clube, como Luiz Ricardo Alves (Seedorf) contra Manoel Ramos Evangelista (Mané da Carne); Roque Fernandes da Luz contra Ivaney Cayres de Souza; Roberto William Miguel (Libanês) e Augusto Melo contra Romeu Tuma Júnior, além de uma representação do próprio Conselho de Orientação (CORI) contra o presidente Augusto Melo.

A Central do Timão ouviu Leonardo Pantaleão sobre a medida. Segundo o presidente da Comissão de Justiça, a iniciativa não representa uma interferência, mas sim um exercício de responsabilidade institucional.

Não se trata de interferência, mas de responsabilidade institucional. Quando há procedimentos disciplinares em curso, sobretudo com temas de alta sensibilidade, é dever do Conselho garantir que haja clareza mínima sobre o andamento desses casos. Isso fortalece a legitimidade das decisões e evita qualquer ruído sobre eventuais parcialidades. O Corinthians precisa de paz, seriedade e transparência”, ponderou.

Em resposta à Central do Timão, o presidente da Comissão de Ética e Disciplina afirmou que já respondeu à solicitação no mesmo dia em que foi notificado, pedindo um prazo de dez dias para apresentar as informações solicitadas. Ele garantiu que todos os processos estão em andamento e sob responsabilidade de relatores designados, inclusive os que envolvem o presidente Augusto Melo e o presidente do Conselho Deliberativo Romeu Tuma Júnior.

Todos os processos estão em andamento, alguns já há meses. Muitos já foram finalizados, com punições, arquivamentos e demais decisões comunicadas exclusivamente aos interessados. Ainda em relação a essa questão, tanto o presidente do Conselho Deliberativo, quanto o presidente do Executivo, podem ter acesso às informações sempre que necessário. Não escondemos nada de ninguém”, disse Roberson de Medeiros.

Veja mais:

Saiba mais sobre o veículo