OneFootball
·11 de dezembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·11 de dezembro de 2025
A época já é de retrospectiva.
Chegou, então, hora de saber quem foi o "top" e o "flop" entre os times da Série A de 2025.
Apenas as equipes rebaixadas à Série B não foram citadas.
Veja os escolhidos e opine nos comentários.
Top: Everson
Reforçou a já certa condição de ídolo com várias atuações de destaque. Contribuindo mais uma vez para evitar o pior no BR.
Flop: Biel
Júnior Santos pelo investimento e Gabriel Menino (envolvido na negociação por Paulinho) não vingaram. Mas Biel marcou apenas um gol em 17 jogos no BR - seu único pelo Galo. E ainda ficou marcado no vice na Sul-Americana.
Top: Luciano Juba
Willian José teve 17 participações em gols na temporada, mas o nível do Bahia caiu muito quando o lateral-esquerdo não esteve em campo. Juba teve grandes momentos no BR e chegou à Seleção.
Flop: Cauly
Após ser titular absoluto no Brasileirão-2024, o meia figurou apenas sete vezes entre os 11 na atual edição. Não teve êxito em buscar maior espaço. Foram apenas quatro participações em gols.
Top: Alex Telles
Líder técnico e jogador com mais participações em gols pelo Glorioso (15) na temporada. Marcou cinco vezes no Brasileirão. Um dos três defensores (Marçal e Cuiabano foram os outros) que liderou a artilharia do time na competição.
Flop: Arthur Cabral
Custou 12 milhões de euros e não rendeu o que se esperava. Fez apenas cinco gols desde a sua estreia - quatro deles no Brasileirão - e não foi titular absoluto.
Top: Hugo Souza
Chegou à Seleção Brasileira novamente e fez a diferença em diversos momentos no Brasileirão - e na temporada.
Flop: Ángel Romero
Seu provável último Brasileirão pelo Timão foi de 27 jogos, sendo 11 entre os titulares. E nenhum gol.

Top: Kaio Jorge
Foi o artilheiro do Brasileirão com 21 gols após início tímido de temporada. A Raposa não tinha o goleador da competição desde 1970. Foi convocado à Seleção e se valorizou.
Flop: Wanderson
Sofreu lesão já na reta final do Brasileirão, o que abriu mais espaço para Arroyo e Sinisterra. Era titular, mas não conseguia se destacar da maneira que a torcedor celeste desejava. Foram apenas duas assistências em 27 jogos na competição.

Top: Arrascaeta
O craque do Brasileirão com direito a 18 gols e 14 assistências em 33 jogos. Foi o grande nome do Rubro-Negro e da competição.
Flop: Allan
Fez um total de 13 jogos no BR - somente dois no returno. Sem jamais entregar o futebol que se esperava dele. Não joga desde 21 de setembro e ficou de fora da lista para o Intercontinental.

Top: Thiago Silva
O ídolo da torcida fez toda a diferença para a reação no segundo turno que garantiu o Tricolor na fase de grupos da Libertadores. O Flu não foi vazado em 13 dos 25 jogos em que ele atuou.
Flop: Everaldo
Não entregou a quantidade de gols desejada pela torcida ao longo de toda a temporada. Marcou apenas duas vezes em 28 jogos no Brasileirão. Uma das metas da diretoria é procurar um camisa 9 que "resolva" para 2026.
Top: Carlos Vinícius
O centroavante sofreu com problemas físicos em seu início de trajetória pelo Tricolor. Mas passou a fazer toda a diferença assim que teve uma sequência. Foram 12 gols marcados em apenas 14 jogos disputados no BR. Um desempenho impressionante.
Flop: Lucas Esteves
Chegou após destaque no Vitória, mas em nenhum momento ameaçou Marlon. Fez apenas dez jogos no Brasileirão. Quatro deles no returno.

Top: Alan Patrick
A campanha sofrível do Colorado no Brasileirão teria sido pior sem o camisa 10. Foram 18 participações diretas em gols na competição.
Flop: Bernabei
Outrora destaque e fundamental ofensivamente, o lateral-esquerdo argentino passou a ser o titular mais criticado por grande parte da torcida. Seguiu entre os 11 pela ausência de concorrência e foi muito mal.
Top: Reinaldo
Já veterano, "Kingnaldo" foi o melhor LE do Brasileirão. Marcou 13 gols e contribuiu com quatro assistências. Liderou a grande surpresa da competição.
Flop: Matheus Bianqui
Chegou por empréstimo do Coritiba e não conseguiu espaço no meio de campo. Fez 13 jogos no Brasileirão. Todos vindo do banco.
Top: Vitor Roque
Demorou a "pegar no tranco", mas foi um dos protagonistas do Verdão. O título do BR não veio, mas o Tigrinho se destacou ao marcar 16 vezes.
Flop: Aníbal Moreno
A expulsão na Copa do Brasil não colaborou. E o volante argentino encerrou o ano em baixa, na reserva e sem o prestígio do início da temporada.

Top: Jhon Jhon
A reação do Massa Bruta na reta final do BR passou por ele. Encerrou a competição com dez gols, sete assistências e valorizado no mercado.
Flop: Fernando
Atacante com histórico na Europa, Fernando perdeu cinco meses da temporada por conta de uma tendinite patelar no joelho esquerdo. Voltou a atuar, mas não conseguiu espaço. Foi titular apenas duas vezes no BR e fechou 2025 sem gols.
Top: Gabriel Brazão
Foi para muitos o melhor goleiro do Brasileirão. A permanência do Peixe na elite passou pelas várias defesas milagrosas de Brazão - que está em alta no mercado.
Flop: Tiquinho Soares
Chegou ao Peixe com a missão de ser o camisa 9. Mas não emplacou. Veio o Brasileirão e, com ele, dificuldade para se firmar entre os 11. Foi titular apenas catorze vezes e marcou dois gols no torneio.
Top: Marcos Antônio
O meio-campista se destacou em meio a um Brasileirão (e temporada) de mais pontos negativos do que positivos do Tricolor. Chegou a figurar em duas pré-listas da Seleção.
Flop: Oscar
A expectativa era a de que o camisa 8 fosse "o cara" do SPFC. Só que as lesões foram um problema. E ele ainda sofreu uma síncope vasovagal. Fez apenas seis jogos no BR.

Top: Rayan
A revelação do Brasileirão-2025 marcou catorze vezes na competição - mesmo número de Vegetti. Foi potencializado e deve render uma grande negociação ao Cruz-Maltino.
Flop: Garré
Alguns jogadores são mais criticados por parte da torcida - casos de Hugo Moura e Matheus Carvalho. Mas o atacante argentino chegou sob forte expectativa custando 3 milhões de euros e não performou. Dez jogos no Brasileirão e zero gols na temporada.
Top: Lucas Halter
Veio por empréstimo e não demorou para ser titular, se destacar e virar líder. Marcou quatro gols no BR.
Flop: Pepê
Não conseguiu corresponder desde o início da temporada. Titular em apenas seis jogos do Leão no Brasileirão.
📸 Pedro Vilela - 2025 Getty Images
Ao vivo









































