Conheça os defensores do Galinho que vão ganhar espaço no Campeonato Mineiro | OneFootball

Conheça os defensores do Galinho que vão ganhar espaço no Campeonato Mineiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·15 de dezembro de 2025

Conheça os defensores do Galinho que vão ganhar espaço no Campeonato Mineiro

Imagem do artigo:Conheça os defensores do Galinho que vão ganhar espaço no Campeonato Mineiro

Por Jonatas Berto

No início de 2026, o Atlético dará espaço para diversos jogadores jovens, no time principal. O clube anunciou que diversos destaques do Galinho iniciarão o Campeonato Mineiro – ganhando, assim, a tão sonhada minutagem no futebol profissional. Nesta série de matérias, o Fala Galo vai analisar quem são estes jogadores, e como eles se destacaram até aqui.


Vídeos OneFootball


Ao final da análise de cada jogador, vamos colocar as indicações “olho nele!“, ou “precisa de paciência“. A primeira acena a possibilidade do atleta encaixar no time de Jorge Sampaoli em pouco tempo. A segunda, por sua vez, aponta a possibilidade de se ter mais paciência com a adaptação do jogador.

Samuel – Zagueiro

Samuel está há pouco tempo no Atlético, mas causou impacto imediato. O zagueiro de 19 anos estava no Santos, de onde chegou, no segundo semestre, para o time sub-20. Encaixou rapidamente na equipe titular, tendo boa imposição, leitura defensiva, e rebatendo bem a bola. O defensor atua pela esquerda – faixa de campo onde jogou Junior Alonso, em 2025.

Numa categoria sub-20 que teve muitas dificuldades defensivas nos últimos anos, e não revelou bons zagueiros, Samuel foi capaz de demonstrar muita confiança, muito rápido. Então, é Olho Nele!

Luiz Gustavo – Lateral Direito

Luiz Gustavo é um caso interessante, na nossa lista. Vindo do Sporting-POR, ele é mais um que chegou ao Galinho no segundo semestre do ano. Diferente de Samuel, não causou impacto imediato, e alternou jogos entre a titularidade e o banco de reservas.

Algo que pode favorecer uma possível escalação de Luiz Gustavo, no esquema de Jorge Sampaoli, é que o lateral pode também jogar mais adiantado. Ele já atuou como um ponta, no time sub-20. A versatilidade é uma característica cada vez mais valorizada, pelos treinadores.

Luiz Gustavo precisa de paciência.

Vitão – Zagueiro

Vitão é o defensor mais visado da base do Atlético, e uma das maiores promessas brasileiras da categoria sub-17. Até por isso, estreou cedo no Galinho sub-20, jogando o mata-mata do Campeonato Mineiro do ano passado. Ficou marcado por uma falha na final, contra o América, onde errou uma saída de jogo simples, e o adversário marcou o gol do título. Desde lá, no entanto, Vitão “firmou o pé” no sub-20, correspondendo sempre que chamado. Só não foi o grande destaque defensivo da categoria, pois passou boa parte do ano cedido à equipe sub-17, onde levantou o título do Campeonato Brasileiro. O jogador de 17 anos é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira, onde disputou o Mundial Sub-17, em 2025.

Assim como Samuel, Vitão é zagueiro pela esquerda. Além da imposição física e boa leitura de jogo, aperfeiçoou sua capacidade de condução de bola, e marcou gols de bola parada, aparecendo na área.

Destaque no sub-17, destaque no sub-20, e destaque na Seleção. Olho Nele!

Imagem do artigo:Conheça os defensores do Galinho que vão ganhar espaço no Campeonato Mineiro

Vitão, zagueiro promissor do Atlético (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Kauã Pascini – Lateral Esquerdo

Nos últimos anos, a base do Galo demonstrou uma dificuldade comovente em revelar bons laterais. Coube ao promissor Kauã Pascini colocar a casa em ordem. O jogador de 17 anos tem o estilo de jogo que Sampaoli gosta: avança para o ataque, se movimenta muito, e é participativo no último terço do campo. Pascini chegou a jogar algumas vezes no sub-20 no ano passado, sem destaque. Voltou ao sub-17, aperfeiçoou seu jogo, e viveu um 2025 espetacular. Marcou gols, deu assistências, e terminou o ano mais uma vez no sub-20 – agora jogando bem.

Pascini é uma espécie de “Guilherme Arana do Galinho”. Se notabiliza mais pelo ataque do que pela defesa, e gosta de interagir com os atacantes. Além de lateral-esquerdo, chegou a atuar mais avançado, como um ponta, sob o comando do técnico Leandro Zago.

O Atlético tem, em mãos, um dos laterais mais promissores da Cidade do Galo, na década. Pascini tem muita qualidade, e cada vez mais personalidade. Apesar disso, tem idade muito baixa, brilhou mais no sub-17, e pode precisar de adaptação física ao ritmo profissional. Tem que receber chances para jogar, e merece um voto de confiança da Massa Alvinegra. O jogador precisa de paciência.

Saiba mais sobre o veículo